24.5.13

Umas almôndegas diferentes

Eu gostei de todas as receitas de almôndegas vegetarianas que já fiz (a conta já vai em 6 receitas diferentes), mas para mim estas são as minhas preferidas. Não é uma opinião unânime na família, o meu marido gosta mais de umas com seitan, já os meus filhos acham que são todas parecidas e que as de carne é que são deliciosas. Espero que daqui a algum tempo, eles tenham adquirido um outro gosto pelas receitas vegetarianas...talvez um par de anos seja suficiente, não? Afinal têm sido a vida deles toda, à parte de uns meses para cá, sem este tipo de comida. E se pensarmos que, até à pouco tempo, eles praticamente, apenas comiam legumes sob a forma de uma sopa passada, acho que evoluíram muito bem, até bem melhor do que esperava!  Perseverança, certo?

De qualquer modo, das 2 vezes que já fiz esta receita, todos eles deixaram os pratos limpinhos, o que é um bom sinal! A receita fui buscá-la a este blog, que já tinha mencionando anteriormente no meu post aqui. O irónico, é que a Ginja foi retira-lá de uma revista Bimby, e teve que adapta-lá para a fazer sem a bimby, enquanto que eu tive que refazer o caminho inverso para a fazer com a dita máquina! Não tenho a menor ideia se a receita original na revista Bimby será como eu indico, mas de qualquer modo, o que interessa é o resultado, e esse fica bom.



Almôndegas de lentinhas e bulgur

1/2 chávena de lentilhas vermelhas
1/2 chávena de bulgur
1 cebola pequena
1 dente de alho (eu coloco 2, gosto muito de alho)
1 alho francês (só a parte branca)
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de polpa de tomate
2 colheres de pão ralado (eu substituí por 1 colher de levedura de cerveja e 1 colher de linhaça dourada moída)
2 colheres de sopa de salsa e cebolinho picados
sal q.b.

Molho de tomate:
1 cebola grande
1 dente de alho
1 colher de sopa de azeite
2 tomates maduros médios
30g de whisky  ou vinho branco
50g de água
sal, pimenta q.b.
1 colher de café de mistura de tomate seco e óregãos 
6 cogumelos frescos e laminados

Bimby:
Colocar no copo 800g de água. e o cesto com as lentilhas e o bulgur: 18 min+100ºC+ vel 4. 
Retirar o copo, tapa-lo com papel de alumínio e deixar repousar durante 10 minutos.
Colocar a cebola, os dentes de alho e o alho francês às rodelas: 5 seg+vel 5.
Baixar os resíduos com a espátula, juntar o azeite: 5 min + 100º + vel 1.
Adicionar a polpa de tomate: 3 min + 100º + vel 1.
Juntar o bulgur e as lentilhas, a levedura de cerveja, a linhaça, a salsa, o cebolinho e temperar com sal a gosto. Envolver com a espátula: 2 min + 100º + colher inversa. 
Retirar e deixar arrefecer ligeiramente até conseguir moldar as almôndegas.

Entretanto fazer o molho de tomate e cogumelos. 
Colocar no copo a cebola, o alho, os tomates e o azeite: 7 seg + vel 5 e depois 7 min + 100º + vel 1. A 30 segundos do fim, refresque com a água e o whisky.
Triture tudo: 20 seg + vel 7.
Junte os cogumelos, tempere com sal, pimenta e a mistura de tomate seco e óregãos: 5 min + 100º + colher inversa.


Tradicional:
Cozer o bulgur e as lentilhas em 2 chávenas de água durante uns 15 minutos. Deixar descansar 10 minutos com a panela tapada.
Refogar a cebola, os dentes de alho e o alho-francês picados, no azeite. Juntar a polpa de tomate e deixar cozinhar durante uns 5 minutos, mexendo ocasionalmente. Adicionar o bulgur, as lentilhas, a linhaça, a levedura de cerveja, a salsa e o cebolinho. Temperar com sal a gosto. Envolver tudo muito bem, e deixar cozinhar em lume brando, durante uns 3 minutos. Deixar arrefecer a mistura até poder moldar a mistura em almôndegas.

Entretanto para o molho do tomate, refogar a cebola e o alho picado no azeite até a cebola começar a ficar translúcida. Acrescentar os tomates cortados aos pedacinhos, e deixar cozinhar até o tomate começar a ficar cozido. Refrescar com o whisky e a água. Triturar tudo muito bem. Temperar com o sal, a pimenta moída na hora e a mistura de tomate e óregãos. Juntar os cogumelos e deixar cozinhar até eles ficarem prontos.



Sirva as almôndegas cobertas com o molho. Como acompanhamento pode fazer arroz seco, massa ou puré. Também são muito boas no meio de um bom pão!






1 comentário:

  1. Olá Gori!
    Fico tão contente que tenhas gostado das almôndegas :) De facto adoro esta receita, e em casa também as preferem às de carne!
    E que engraçado, eu tive de adaptar ao método tradicional e tu à bimby, achei giro o caminho que as receitas levam :)
    Acho que ficaram lindas!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar