20.5.13

Bolo desfaz-se na boca como algodão doce ou o Cotton Soft Japanese Cheesecake

Eu adoro cheesecakes! A primeira vez que o provei, foi num restaurante numa zona de praia onde passamos a maior parte dos nossos meses de Verão, e cujos donos era um casal  constituído por um português e uma americana. Ela tinha a seu cargo as sobremesas, por isso era normal haver na ementa, receitas típicas do seu país como os brownies e o cheesecake. Este último tornou-se a minha sobremesa durante os vários anos em que frequentamos esse restaurante, até que para minha infelicidade, eles o passaram a outras pessoas, e nunca mais foi o mesmo!

Portanto é normal, que uma fã de cheesecakes, tenha ao longo dos anos experimentado várias receitas, tanto receitas que necessitam apenas de ir ao frigorífico, como também receitas em que precisam de ir ao forno em banho-maria, e depois refrigerarem no frigorífico bastantes horas antes de ser servido. Adoro-as a todas, mas não é um doce que possa fazer frequentemente, numa família com tantos membros a sofrer de colesterol!

Por isso é que eu ando a namorar este bolo, literalmente à anos. Ele existe em imensos blogs asiáticos, como este que  espreito regularmente. Depois houve um blog que eu simplesmente adoro, o Baunilha e Caramelo que o fez, e a minha vontade aumentou. Mas apesar dessa vontade, só agora, quando me deparei com uma promoção do queijo Philadelphia leve 2 pague 1 numa grande superfície, que eu disse para os meus botões "é desta que o faço", e assim tudo se conjugou para eu concretizar este bolo maravilhoso. 


Tenho que dizer que este bolo, não têm absolutamente nada, mas mesmo nada, a ver com os típicos cheesecakes de que falei no início, mas não deixei de ficar rendida por ele, de qualquer modo. A sua textura parece como o nome indica algodão ou uma nuvem fofa, e ao comer derrete-se na nossa boca! É difícil de explicar, pelo que só posso dizer, experimentem, pois vale a pena. 

Cheesecake Japonês

250g de queijo creme (usei Philadelphia light)
50g de manteiga
100ml de leite meio gordo
6 ovos
60g de farinha sem fermento
20g de maizena
1 colher de chá de açúcar baunilhado
140g de açúcar
1 pitada de sal

Pré-aquecer o forno a 160ºC.
Forrar a papel vegetal uma forma de 20 cm com aro alto, deixando umas pontas de 2 cm de altura para facilitar o processo de desenformar o bolo, e untar o papel com manteiga.
Peneirar a farinha e a maizena.
Derreter em banho-maria o queijo creme, a manteiga e o leite. Misturar bem até ficar tudo homogéneo. Deixar arrefecer até ficar à temperatura ambiente.
Juntar a mistura das farinhas e as gemas à mistura do queijo e mexer bem.
Noutro recipiente, juntar o sal às claras e batê-las em castelo. Quando as claras começarem a formar picos juntar os açúcares. Bater, até ficar bem firme.
Adicionar à mistura do queijo, as claras em castelo e envolver bem, sem bater, até ficar uma mistura homogénea.
Colocar a massa na forma e levar ao forno a cozer em banho-maria, ou seja, colocar a forma  num tabuleiro de forno preenchido com 1 ou 2 dedos de água, durante 1 h e 20 minutos. 
Se achar que o bolo está a ficar queimado, pode tapar com uma folha de papel de alumínio, até acabar o tempo. No meu caso não foi necessário.
O bolo deve crescer bastante, ter uma cor acastanhada e o centro do bolo deve estar firme ao toque. Aqui o teste do palito não funciona.
Ao fim de 1 h e 20 minutos, entreabrir a porta do forno e deixar o bolo descansar lá dentro por mais 1 hora, para não haver diferenças súbitas de temperatura que possam fazer com que o bolo abata.
Passado esse tempo, desenformar o bolo, retirar o papel vegetal e colocar no prato de servir. Polvilhei com um pouco de açúcar em pó, mas o tradicional é ser servido simples.



A minha forma de 20 cm tem o aro baixo, pelo que o rebordo de papel vegetal de 3 cm acima da forma foi a minha salvação para um desastre. Sem o papel vegetal, o bolo teria-se espalhado pelo tabuleiro, uma vez que a massa ainda cresce bastante. O único senão, foi no final, ter ficado com um aspecto a lembrar um cogumelo! Mas que interessa o aspecto, quando o resultado é um bolo com um sabor e textura tão especial?! Só posso dizer que ele desapareceu num instante, e que já ando a pensar noutras variações...claro, que não para já....esta família já comeu queijo que chegue por uns meses! 

Sem comentários:

Enviar um comentário