6.5.13

Aniversário e os seus bolos... PARTE 2

Para o segundo bolo de aniversário do chefe cá de casa, o eleito foi bolo de chocolate com nozes, pois o menino gosta desse género de bolos. Depois de procurar na internet umas imagens do bolo que eu achava que ele pretendia, encontrei esta receita
E lá fui eu para a cozinha, esta dita, na casa dos meus pais onde seria o jantar com o resto da família. Portanto, nada de bimby nesta receita.
Depois de colocar um ajudante de cozinha a partir nozes (obrigada Pai!), começo a partir os ovos para bater com o açúcar...espera, onde está a quantidade de açúcar?!?!?  Pois, portanto nada de açúcar...1 chávena de chá de fermento?!?! e também já agora 200g de manteiga é um bocado demais, não?! Porque é que eu nunca leio as receitas todas até ao fim!! 
Sim, pois bem eis o resultado da receita com os ingredientes que eu resolvi usar...


Ingredientes para o bolo:
4 ovos
200g de chocolate de culinária
150g de manteiga 
170g de farinha
1 colher de chá de fermento em pó
150g de miolo de noz triturada mas não a ponto de farinha, com alguns pedacinhos visíveis
170g de açúcar mascavado

Ligar o forno a 180ºC.
Bater bem os ovos com o açúcar.
Derreter o chocolate com a manteiga (usei o micro-ondas) e juntar ao preparado do açúcar.
Juntar a farinha previamente peneirada com o fermento e o miolo de noz picado e envolver.
Forrar o fundo de uma forma de 23 cm com papel vegetal, untar com manteiga e polvilhar com farinha e verter a massa.
Levar ao forno durante cerca de 40 minutos. Verifique com um palito, eu retirei quando ao espetar o palito, este saiu com alguns pedacinhos ainda um pouco húmidos de massa no palito, porque não queria o bolo demasiado seco. 
Retire e deixe arrefecer numa grade e depois d
esenforme para um prato de servir.

Para a cobertura, usei o resto da ganache da receita anterior. Com o arrefecimento total, a ganache fica com um aspecto tipo pomada. Com  uma espátula barrar o bolo com a ganache, dando um ar meio tosco. Decorar com o resto da ganache branca e nozes. 



O bolo ficou muito bom, faz lembrar um brownie, mas mais alto. E o açúcar ficou no ponto! Nós não apreciamos bolos demasiado doces.




Sem comentários:

Enviar um comentário