7.5.13

Dia da mãe

Para finalizar os bolos do fim de semana passado, faltava claro, o escolhido para o dia da mãe....Bolo de bolacha!  





Não é muito comum eu fazer bolos de bolacha, mas cheguei a ponderar fazer um, como bolo de aniversário do Carlos, dado que é uma das sobremesas preferidas dele. Porém as receitas que ele gosta são as de creme de manteiga, e como o colesterol é um mal que abunda em muitos membros da minha família, coloquei de parte. 
Mas o universo, colocou-me à frente de uma caixa enorme de bolachas da Cuétara Maria Hojaldrada, supostamente uma bolacha muito indicada para este tipo de bolos, e que eu nunca tinha visto na vida..."ai, ai", pensei, "o melhor é ouvir o universo", e lá veio um pacote para casa!
Portanto bolo de bolacha para o dia da mãe, mas nada de cremes de manteiga e sim muito, muito sabor a café que isso sim, agrada a todas as mães presentes.

 Ingredientes para o bolo de bolacha

1 lata de leite condensado
bolachas Maria Hojaldrada q.b.
café q.b.
2 medidas da lata de leite meio gordo
2 colheres de sopa de maizena
casca de 1 limão
2 colheres de sopa de café instantâneo
coco ralado q.b.
amêndoa laminada tostada q.b.

Coloca-se numa panela, a lata de leite condensado e as 2 medidas de leite, juntamente com a maizena. 
Passa-se a varinha mágica para dissolver e misturar tudo muito bem.
Junta-se a casca de limão, e leva-se a lume brando, mexendo sempre até engrossar. Não pode ficar muito fino, pois como o creme não leva gelatina, depois não prende o suficiente ao fazer o bolo. 
Dividir o creme a meio. Juntar a uma das metades, o café instantâneo e envolver bem até ele dissolver. 
Deixar arrefecer. Eu cobri os cremes com película aderente (a tocar o creme), para assim não ganhar uma película por cima, enquanto arrefece.
Fazer café quente e colocar numa travessa. 
Quando os cremes estarem à temperatura ambiente, colocar uma camada de creme escuro no fundo de uma forma de mola de 24 cm. 
Polvilhar com coco ralado.
Embeber bolachas no café e colocar por cima do creme escuro.
Colocar uma camada de creme branco. 
Polvilhar com coco ralado.
Colocar uma camada de bolachas embebidas em café. 
Colocar o resto do creme escuro.
Polvilhar com coco ralado
Última camada de bolachas embebidas em café.
Finalizar com a última camada de creme branco.
Decorar o topo com a amêndoa laminada tostada. (Eu tostei uns minutos num tacho anti-aderente).
Envolver a forma em película aderente e colocar no frigorífico até estar bem frio. 



Como nem todas as pessoas lá em casa apreciam canela, eu não usei, mas acho que se gostarem dessa especiaria como eu, então devem aromatizar o creme também com um pau de canela, e depois polvilhar os cremes com canela em pó, pois acho que também deve resultar muito bem!



E quanto às bolachas Maria Hojaldrada, o que achei?!? Ora, achei que a bolacha Maria Dourada da Gullón, as preferidas cá de casa, são muito melhores para este tipo de sobremesa, e que o universo devia estar a dizer-me para pelo menos uma vez, me cingir à lista de compras e parar de trazer coisas para casa que realmente eu não preciso! E como cada pacote trazia 4 embalagens, ainda tenho 2 embalagens para gastar. Sugestões???

Até à próxima...




Sem comentários:

Enviar um comentário