28.5.13

Salmão à Jamie Oliver

Sendo uma apaixonada pela cozinha, é natural que os canais de cabo 24 Kitchen e o Food se tenham juntado aos meus canais de televisão preferidos. Claro que só consigo usufruir deles, praticamente quando estou sozinha, pois segundo os restantes residentes desta casa, eles são uma seca! 
O que eu acho também fantástico, é a opção, que os operadores de tv cabo, têm de permitirem a visualização de programas que já passaram, e que se torna mesmo útil para situações em que eu vejo algo que me chama a atenção, mas não tendo, naquele momento, o tempo necessário para me sentar e tirar notas, me permite fazer isso mais tarde, calmamente! Foi o que aconteceu com esta receita, que passou num dos programas do Jamie Oliver, Refeições em 30 minutos. E que boa e rápida refeição me saiu!



Salmão com especiarias chinesas à Jamie Oliver
4 filetes de salmão com a pele
1 cebola vermelha
3 alhos
1 malagueta vermelha fresca
1 a 2cm de gengibre
2 colheres de sopa de molho de soja
água q.b.
1 colher de sopa de mistura de especiarias chinesas

Como eu não tinha a mistura de especiarias chinesas e depois de procurar na internet em que é que consistia, optei por fazer uma mistura com as especiarias que tinha em casa na altura, e embora não seja de todo igual, acho que deu na mesma um toque especial ao salmão!

Misturei num almofariz e moí muito bem as seguintes especiarias (não usei a quantidade toda que resultou):
1 e 1/2 colher de chá de mistura de 5 pimentas da Margão
1 colher de chá de sal marinho
1 colher de chá de sementes de funcho 
1 colher de chá de canela moída
1 colher de chá de cravinhos

Pré-aquecer o forno a 220ºC:
Fazer uns cortes na pele do salmão, e depois temperá-los muito bem com sal e pimenta preta moída na hora e com a mistura de especiarias chinesas.
Triturar com a varinha mágica ou na bimby, a cebola, os alhos, a malagueta, o gengibre, o molho de soja e um pouco de água (cerca de 1/4 de chávena). Virar o molho no fundo de uma assadeira. 
Colocar por cima do molho, os filetes de salmão com a pele virada para cima e levar ao forno cerca de 18 a 20 minutos.


Ao sair do forno


Retirar a pele, que saí muito facilmente, e servir. Acompanhei com arroz branco e uma salada de alface e tomate.







Sem comentários:

Enviar um comentário