22.5.13

Peixe com sabores asiáticos

A cozinha a vapor é uma forma muito saudável de cozinhar, mas só após ter comprado a bimby é que se tornou habitual cá em casa. Antes de a ter, eu raramente me aventurava neste tipo de confecção pois não tinha instrumentos para isso. É certo que de vez em quando, eu embirrava que queria, por exemplo legumes cozidos a vapor, e então adaptava-me com o que tinha, ou seja, colocava uma panela com água a ferver e por cima desta um passador com os legumes que queria cozer e o tampo da panela. Não era muito eficiente, nem rápido mas obtinha o que queria. Bem que dizem que a necessidade aguça o engenho, no meu caso será mais a gula (e um pouco a teimosia de ter o que quero quando quero!) que aguça o engenho e me me faz tentar certas receitas com o que tenho em casa.

A receita original é feita a vapor num wok com uma rede que permita cozinhar ao vapor (tipo uma rede para bolos, por exemplo) dentro do mesmo. Ora eu tenho um wok  e também tenho uma rede de bolos, mas essa está permanentemente na casa dos meus pais, onde usualmente faço os meus bolos, por isso o meu engenho foi logo parar à bimby, claro!



Filetes de peixe-espada preto ao vapor
adaptado da revista Sabe Bem Nº 12

400g de filetes de peixe-espada preto
1 colher de chá + 2 colheres de café de sal
pimenta preta moída na altura q.b.
2 cm de raiz de gengibre
1 limão
1/2 malagueta vermelha (coloquei 1 pequena inteira...gosto de picante!)
1 alho-francês médio em rodelas
1 pimento verde
1 pimento vermelho
150g de massa esparguete 
2 colheres de sopa de azeite
1 colher de sopa de sementes de sésamo
cebolinho q.b.

Corte os filetes de peixe-espada em pedaços com cerca de 10 cm. Tempere-os com 1 colher de chá de sal e pimenta preta moída na hora a gosto. Junte o sumo da raiz de gengibre, previamente pelado e ralado (eu tiro a pele do gengibre, coloco-o num ralador de alhos, e espremo para obter o sumo e uma parte ralada, outra parte mais fibrosa fica no ralador, da qual só uso metade) e o sumo de 1/2 limão. Adicione o restante limão cortado em fatias finas, a malagueta livre de sementes e cortada aos pedacinhos e as rodelas de alho-francês e misture bem.
Lave os pimentos, limpe-os de sementes e corte-os em tiras.

Bimby:
Corte uma folha de papel vegetal grande o suficiente para colocar na Varoma da bimby, e passe-a por água e esprema-a. Forre o fundo do tabuleiro Varoma com ela, e coloque o peixe e os restantes ingredientes e temperos (com excepção do pimentos verde e vermelho), feche a folha sobre o peixe. 
Dentro do copo coloque 800g de água e 1 colher de café de sal. Coloque os pimentos no cesto e coloque-o no copo. Tape a bimby e coloque a Varoma por cima: 20 mint + Varoma + vel 4.


Tradicional:
Coloque a mistura do peixe num tabuleiro. Coloque uma rede dentro do wok e encha-o com água até atingir a rede. Retire a rede e leve o wok ao lume. Quando a água estiver a ferver, tempere-a com 1 colher de café de sal e introduza os pimentos em tiras. Assim que retomar fervura, coloque a rede no wok e sobre esta o tabuleiro com o peixe. Tape com a tampa do wok e deixe ferver cerca de 15 minutos.

Entretanto, coza a massa numa panela com água temperada com uma colher de café de sal.
Quando o peixe estiver cozinhado, regue-o com o azeite e salpique com as sementes de sésamo, reservando algumas para polvilhar a massa e os legumes escorridos. Salpique a massa com o cebolinho.


Este prato além de ser saudável, têm um sabor maravilhoso...fez-me viajar por uns momentos até terras distantes.... e ainda bem que também podemos viajar através dos sabores e da imaginação!




Sem comentários:

Enviar um comentário