11.5.13

Um pão maravilhoso

Como tinha mencionado no último post, o meu forno estava a cozer um belo pãozinho. 
Esta cozinheira vai começar uma dieta de desintoxicação e com muito exercício, por 1 mês, para se preparar para as férias. Isto porque, acontece que eu por vezes, sou uma pessoa de excessos, e isso revela-se particularmente quando estou em férias e não cozinho. Uns excessos em termos de alimentação = a excessos de quilinhos, que eu sou uma maravilha em oscilações de peso!
E a que vêm isto a propósito do meu post de pão?!! É que quando faço uma dieta do género da que vou fazer, não há nadinha de pão durante um mês, e eu que apesar de adorar completamente bolos e docinhos, durante esse período de privação o que me faz realmente suspirar de saudades é a falta do pãozinho!
Por isso eis um pão, que por sinal é uma pequena maravilha. Assim que o vi neste blog lindo e que eu adoro, acabei por prepará-lo na mesma semana em que ela o partilhou, por isso não é a primeira vez que o faço e não será a última, pois é um pão que me "apanhou".


Ingredientes para Pão Integral de Espelta com Arandos:
1 e 1/3 chávena de água (300g)
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de mel (30g)
1 colher de chá de sal
1 chávena de farinha de tripo T65 (150g)
1 chávena de farinha de trigo integral (160g)
1 chávena de farinha de espelta (100g)
2 colheres de chá de fermento biológico seco (usei 25g de fermento de padeiro)
1/2 chávena de arandos secos
1/3 chávena de sementes de girassol

Os valores em parêntesis são as quantidades que pesei na bimby tendo em conta que usei uma chávena de capacidade de 250ml. A farinha de espelta foi de apenas 100g, pois era a quantidade que tinha no momento. Não encheu bem a chávena que estava a usar como medida, mas como pouco faltava, não compensei em nenhuma outra farinha e não alterou o resultado do pão.

Preparação na bimby:
Coloque a água, o azeite e o mel no copo: 2 min+temp 37º+vel1.
Junte o fermento e deixe actuar por 5 minutos.
Acrescente as farinhas e o sal em último: 2 min+velocidade espiga. A meio do programe vá adicionando pelo bocal as sementes e os arandos.
Retire para uma tigela grande untada com azeite, cubra com película aderente e um pano de cozinha e deixe num lugar abrigado, como por exemplo dentro do micro-ondas, até a massa dobrar de volume (eu esqueci-me dela durante 1 hora). Em alternativa, se não vai precisar da bimby, pode deixa-la levedar dentro da mesma, até levantar o copinho.

Preparação na máquina do pão:
Coloque os ingredientes pela ordem indicada pelo fabricante, na minha é primeiro os líquidos, e nesse caso convém que a água esteja morna, e depois os secos. Correr o programa que amassa e leveda (1h20m, na minha máquina). Pode colocar os arandos e as sementes de girassol logo no início, ou quando a máquina apitar a primeira vez (a minha têm essa opção).

Massa levedada e a forma usada

Quando a massa já tiver dobrado de volume, coloca-se a mesma numa forma tipo bolo inglês ligeiramente untada (utilizei uma espátula de silicone para ajudar a transferir a massa delicadamente para a forma). Pincelar com água e colocar mais uns arandos e sementes por cima. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC até cozer e ficar dourado por cima.
Retirar do forno, e após 5 minutos retira-se o pão da forma para uma rede para arrefecer. Não deixar o pão arrefecer na forma, pois faz com que o pão ganhe humidade no fundo (experiência própria que esqueci-me dele na forma devido ao almoço da família).




Um pão maravilhoso e um livro novo para ler, e eis o meu lanche de sonho. Eu sozinha, comi logo metade!! Eu avisei, que por vezes sou de excessos!

3 comentários:

  1. Olá Gori!
    Que simpatia, muito obrigado pelas palavras! Fiquei de sorriso enorme ao ler-te e saber que gostas do pãozinho.
    Ficou tão lindo o teu! E é tão bom :))
    Se ficasse sem pão, não sei se aguentava! Adoro. E este quentinho é uma pequena maravilha.
    Obrigado pelo carinho. Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Ginja! A ver se aguento bem este mês ;)logo que acabar o meu sofrimento, o pão a experimentar na lista é o pão da Mafalda Dias que publicaste à pouco tempo. Depois darei notícias. Bjs

      Eliminar
    2. O meu cérebro já está em curto circuito...agora confundi o nome da Mafalda Pinto Leite com o nome do blog dela Dias com Mafalda!

      Eliminar