11.5.15

O que fazer com bananas muito maduras - parte II

Bananas! Eis uma fruta que não pode faltar na fruteira aqui em casa, é a fruta preferida dos pequenos para levar e comer a qualquer hora. Compro bastantes bananas, daquelas pequenas maravilhas com um sabor inconfundível, que vêm da pérola do Atlântico, a Madeira. Não é muito habitual ficar com bananas pretas, muito maduras, que ninguém gosta, pois a velocidade a que desaparecem, na maior parte das vezes, não permite que elas cheguem a esse estado. Mas quando isso acontece, nada melhor do que fazer algo doce, para lhes dar uma vida nova.


E se há banana, terá de haver chocolate, a melhor combinação, ou pelo menos a mais consensual, por aqui. Estes muffins sem açúcar adicionado, foram um perfeito uso das ditas, muito negras bananas. Ficaram deliciosos e foram degustados com prazer e sem culpa, até pelo meu pai, cujos diabetes, muitas vezes não o permitem.




Muffins de Banana e Chocolate (vegan, sem açúcar)

280ml de leite vegetal (usei de arroz)
100ml de óleo de grainha de uva
100ml de geleia de arroz
3 bananas, muito maduras
250ml de farinha integral
100ml de flocos de trigo sarraceno
100ml de farinha de centeio fina
100ml de farinha de trigo T55
1 colher de chá de fermento
1 colher de bicarbonato de sódio
1 colher de chá de canela
100gr de pepitas de chocolate
1/2 chávena de avelãs




Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Colocar formas de papel num tabuleiro de muffins, ou como eu, usar um tabuleiro de silicone, passando-o por água.

Bimby:
Colocar as avelãs no copo e dar 2 pulsos de turbo. Retirar e reservar.
No copo juntar as farinhas, os flocos, o fermento, o bicarbonato de sódio e a canela: 5 seg + vel 5. Retirar e reservar.
Colocar o leite, o óleo, a geleia e as bananas no copo: 30 seg + vel 5.
Juntar a mistura da farinha: 30 seg + vel 3.
Adicionar as pepitas de chocolate e as avelãs reservadas, e envolver com a espátula.
Deixar a massa descansar uns 20 minutos, antes de verter para as formas reservadas.
Levar ao forno até passar no teste do palito, 15 a 20 minutos.
Retirar e deixar arrefecer numa rede, pelo menos 10 minutos, antes de desenformar.



Tradicional:
Picar grosseiramente as avelãs com uma faca, ou numa picadora. Reservar.
Numa taça grande juntar as farinhas, os flocos, o fermento, o bicarbonato de sódio e a canela. Misturar e reservar.
Numa taça mais pequena, misturar bem o leite vegetal, o óleo, o arroz e as bananas esmagadas. Bater bem com um batedor de varas ou com a batedeira.
Adicionar a mistura das farinhas e bater apenas até tudo ficar envolvido e homogéneo.
Envolver com uma espátula ou colher as pepitas e as avelãs reservadas.
Deixar a massa descansar uns 20 minutos, antes de verter para as formas reservadas.
Levar ao forno até passar no teste do palito, 15 a 20 minutos.
Retirar e deixar arrefecer numa rede, pelo menos 10 minutos, antes de desenformar.



Não me enganei quando coloquei a medida das farinhas em ml em vez de gramas, uma vez que estava a usar um copo medidor de 250ml  para as medir, em vez da balança. Não me perguntem porquê...isso foi um bocado fruto do momento ao querer dar uso a uma série de pacotes abertos que queria acabar.
A razão porque recomendo que a massa descanse, têm a ver com uma dica da Vera quando se usa farinhas integrais, que podem ver aqui. E apesar desta receita, usar uma parte de farinha normal, eu achei que o descanso seria aconselhável, dado o grande teor de farinhas integrais usadas. A verdade é que ficaram fofos, como pretendia e isso é que importa.
Se quiserem espreitar outra das minhas receitas favoritas, para aquelas bananas muito pretas, vejam estas cookies aqui
Uma doce semana para todos!




8 comentários:

  1. Gosto imenso de bananas também!
    Acho que são a fruta preferida de qualquer criança (o facto de não ter que se descascar e ser docinhas ajuda)!
    Estes muffins ficaram tão bonitos! E é tão bom uma sobremesa que se coma sem culpas! Comer um atrás do outro :)
    Gostei muito!
    Um grande beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É mesmo bom pudermos comer sem grandes preocupações! Para o meu pai, guloso como é, e posso dizer que saí a ele, às vezes torna-se um pouco torturante não poder saborear tudo o que gostaria :( ...sabe bem quando faço algo que ele até pode repetir, como estes bolinhos.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Babando para estes muffins!!! Bananas também nunca faltam cá em casa, antes não era o meu fruto preferido e até só conseguia comer quando estavam verdes, mas hoje adoro, bem madurinhas, nunca faltam ao pequeno almoço nos flocos de aveia. Em bolos também são óptimas, estes muffins, yuuum!!! Acho que vou fazê-los quando acabar esta minha pausa de açúcares e bolos!! :) Diz-me só, as medidas da farinha é mesmo em mL? Mediste num copo medidor, foi isso?

    beijinhoooo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bananas verdes!?! Como é que tu gostavas disso...definitivamente os teus gostos andam a melhorar com o tempo, como no caso do chocolate ;)
      Foi num copo mediador, mesmo, fui buscá-lo para tirar a farinha e depois deu-me a preguiça para pesar e fui colocando a olho :)
      Beijinho

      Eliminar
  3. Olá Gori,

    oh ando em falta contigo bem sei mas ando sem tempo, avisa-me quando vieres cá sim, este domingo de manhã estou livre, nos restantes já vai ser mais complicado, mas até pode ser um sábado :)
    Sabes, aqui gostamos todos de bananas mas eu e o meu pai é que gostamos, e nunca conseguimos ter bananas escuras, mesmo quando quero fazer um bolinho tenho que as guardar são tão boas, e realmente as da madeira é que são mas nem sempre temos dessas, na verdade todas marcham!!!
    Vejo os teus muffins e vegan, boa, é que agora ando a nas experimentações da soja e tofu estamos todos rendidos, ontem fiz uma soja grossa estufada com feijão preto, um sucesso e esta semana deve de chegar o novo livro da Gabriela, a culpada és tu.
    Gosto tanto da cor deles, e com farinhas que adoro, que bons, um chá acompanhar estes muffins ia ser tão bom.
    Realmente as medidas dão que falar, e sabes que mais? Adoro essa tua simplicidade das fotos, nada dde grandes cenários e ficam todas tãao lindas.

    beijinhos Gori

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não andas nada em falta, querida. Havemos de combinar algo logo que dê para ambas :)
      Ando curiosa com o novo livro da Gabriela, deve ser uma das minhas próximas compras também. Fico contente que andes em novas experiências, eu só o consigo fazer na minha casa, se o tentar na casa dos meus pais não tenho grande sucesso, gente teimosa ;)
      Eu adoro cenários mais elaborados, mas não tenho jeito nem a paciência para os fazer, por isso tenho que simplificar ou perco a vontade de tirar as fotos...é um trabalho em progresso, qualquer dia talvez eu chegue lá :)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Que belos muffins Gori!
    E adoro bananas, prefiro comer mais verdes, e guardar essas bem maduras para os pães de banana e os smoothies e os gelados de banana. Na realidade é raro chegarem ao ponto bem maduro, porque como imensas bananas! Mas tento por umas de parte para isso!
    Adorei a receita tão rica e devem ser mesmo deliciosos!!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês,
      eu ainda não consegui explorar bem as potencialidades delas nos gelados, já cheguei a congelar algumas, mas depois tive a infelicidade do congelador avariar e elas (entre outras coisas) foram para o lixo :( este verão não me escapa!
      Beijinhos

      Eliminar