3.5.15

Um dia duplamente especial...


Hoje é um dia duplamente especial, além de ser o dia dedicado a todas as mães, por aqui também comemora-se dois anos que comecei este blog. Estes dias têm sido abundantes em comemorações, há dias atrás o meu irmão do meio também festejou o seu aniversário, e amanhã é dia do homem que preenche o meu coração comemorar o seu dia. Andam doces estes dias, e eu entusiasmada (e a chuva a ajudar) por andar enfiada na cozinha a cozinhar o que mais gosto de fazer, bolinhos cheios de amor. 


E dias assim, merecem bolos lindos e deliciosos. O que trago hoje, foi o que fiz para o meu querido mano no dia em que comemorou os seus 44 anos, o bebé fofinho das fotos adjectivo que já não se adequa ao homem de hoje em dia! E neste dia da mãe, estas primeiras fotos da minha bela mãe e o seu filhote na maternidade são sem dúvida, o complemento perfeito para os sentimentos que se comemoram hoje, a felicidade e o amor infinito que nos atinge com força quando temos o nosso bebé nos nossos braços.




Fui buscar um clássico americano que estava na minha lista para experimentar há anos, o German Chocolate Cake. A receita original utiliza nozes pecans, mas como não tinha qualquer tipo de nozes em casa, utilizei avelãs tostadas e apesar de nunca ter provado a versão original, posso dizer que com avelãs a combinação fica maravilhosa. Acredito, que seja qual for o fruto seco utilizado, este bolo nunca vai desiludir. 
Depois de ver várias receitas, acabei por fazer uma mistura de umas quantas, diminuindo a quantidade de açúcar e da manteiga, que me pareceu excessiva em todas. E ainda bem que assim o fiz, o resultado ficou ainda bem doce, mas mais equilibrado do que decerto seria o original.
Para quem não tiver duas formas iguais, como foi o meu caso, pode fazer o seguinte, antes de juntar as claras dividir a massa em duas taças. Bater metade das claras e juntar a metade da massa e levar a cozer. Depois do primeiro bolo ficar pronto, lavar e preparar novamente a forma, bater as restantes claras em castelo e juntar à restante massa e levar o outro bolo a cozer. Eu só fiz o segundo bolo umas 3 horas mais tarde de ter saído do forno o primeiro, e ficou igualmente perfeito.




German Chocolate Cake 

115g de chocolate (usei Avianense)
2 chávenas* de farinha T55
3 colheres de sopa de cacau em pó
1 colher de chá de fermento em pó
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
150g de manteiga com sal, amolecida
1 chávena de buttermilk**
2 expressos cheios
1 chávena de açúcar 
4 ovos
1 colher de café de baunilha ralada ou extracto de baunilha

Cobertura:
1 lata de leite evaporado
3/4 chávena de açúcar 
40g de manteiga com sal
3 gemas de ovo
1 chávena de coco ralado
1 chávena de avelãs tostadas raladas grosseiramente

* chávena usada foi com 250ml de capacidade
** para fazer o buttermilk: Juntar 1 colher de sopa de sumo de limão a 1 chávena (250ml) de leite e deixar descansar uns 15 minutos até coalhar. 





Fazer o buttermilk.
Untar duas formas de 23 cm e forrar o fundo com papel vegetal untado. Se não tiver 2 formas, ver as minhas notas acima. Reservar.
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Tirar 2 expressos de máquina (em alternativa pode-se usar café solúvel dissolvido em água quente) e juntar ao chocolate partido aos pedaços. Levar ao micro-ondas, na potência máxima durante 1 minuto, retirando de 10 em 10 segundos, mexendo bem com uma colher até ficar uma mistura suave e homogénea. Deixar arrefecer até ficar à temperatura ambiente.
Numa taça peneirar a farinha, o fermento, o bicarbonato de sódio, a baunilha em pó e o cacau. Reservar.
Numa outra taça bater bem a manteiga com o açúcar, até ficar uma mistura esbranquiçada e fofa.
Juntar 4 gemas, uma de cada vez, batendo bem entre as adições.
Misturar o chocolate derretido no café, e se usar extracto de baunilha em vez de baunilha em pó, juntar aqui o extracto.
Adicionar a mistura de farinha em três adições, alternada com o buttermilk, começando e terminando com a farinha, e mexendo bem entre cada adição.
Numa taça pequena bater as claras em castelo e envolver delicadamente à massa. 
Dividir a massa pelas 2 formas reservadas e levar ao forno.
Levar ao forno durante 25 a 30 minutos, até passar no teste do palito.
Retirar e deixar arrefecer em cima de uma rede, uns 10 minutos antes de desenformar.
Deixar arrefecer completamente os bolos. Entretanto, fazer o recheio.
Levar as avelãs num tabuleiro ao forno, à temperatura máxima uns 5 minutos. 
Retirar, embrulhá-las num pano de cozinha, e esfregar vigorosamente, para retirar a pele.
Triturar grosseiramente as avelãs. Reservar.
Misturar os restantes ingredientes, excepto o coco, numa panela e misturar bem com a batedeira ou varinha mágica.
Levar a lume médio/brando, até a mistura diminuir para quase 1/3 do volume (demora uns 20 minutos) e ficar com um tom dourado e mais espesso, mexendo constantemente para não pegar no fundo. Retirar do lume e passado uns 2 minutos, adicionar as avelãs e o coco. Deixar arrefecer completamente.
Para montar o bolo, colocar um dos bolos no prato de servir, cobrir com metade do recheio, o outro bolo e o restante recheio.
Pode decorar com avelãs tostadas ou como eu fiz, com chocolate derretido.




Um doce domingo para todos, em especial para as mães de coração. Eu sou muito afortunada, tenho duas mães maravilhosas, sempre bem presentes...desde o bebé que fui até hoje só posso agradecer todos os momentos de amor e carinho que recebi de ambas, e que espero ter a felicidade de continuar a receber por muitos mais anos.
E por fim, um grande obrigada a todos que me visitaram nestes dois anos, aqui neste blog que é um tipo diferente de "bebé" e que vai crescendo à medida dos meus dias e do que me vai no coração. 


Adoro-te mano!



6 comentários:

  1. Que post tão lindo Gori,
    andam mesmo doces os dias por aí, e os bolos feitos com amor serão sempre motivo para celebrar esses dias tão especiais.
    Parabéns ao teu irmão, ao teu homem, à tua mãe e ao teu blog pelos dois anos!
    Um bolo lindo que trazes, ficou perfeito.
    Não conhecia esta receita, fiquei bastante curiosa. Delicioso! Um beijinho.

    ResponderEliminar
  2. Parabéns pelo blog Gori, que venham mais anos de doçuras deliciosas! E já tinha dito no face, mas volto a dizer, adoro as fotos, gosto mesmo de fotos assim, antigas e a tua mãe está mesmo bonita nelas! :)

    um beijinho*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Patrícia! A minha mãe está linda, mesmo <3
      Quando começo a ver fotos antigas na casa dos meus pais, ou mesmo quando vou ver alguns álbuns meus, eu fico vidrada, é tão bom reviver aquelas memórias ou ouvir pormenores do que aconteceu e que nós já nos esquecemos :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Tanta gulodice Gori, ai ai.
    Já nãao vou a tempo de desejar os parabéns ao irmão, ao homem e ao blog mas fica a intenção!!!
    Claro que parabéns à mãe e a ti também:)
    Sabes que gosto muito de cá vir embora tenha que fazer muita ginástica ultimamente, mas passo para ver se colocaste alguma receita nova e desta vez só venho com atraso de um dia, e até estou achar estranho não teres um bundt???
    Não conhecia este bolo, mas o recheio já me conquistou, com leite evaporado, tenho uma lata e não sabia que fazer com ele, acho que vai combinar tão bem com um bolo de café.
    Bolo lindo para pessoas ainda mais lindas, e tão direitinho Gori, que perfeição.
    Podes dizer à mãe que é linda, muito mas muito.

    beijinhos e parabéns pelo blog que tanto gosto

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vens sempre a tempo :) E obrigada linda, por ser como és...tu foste uma das prendas de começar o blog.
      Eu comprei as latas de leite evaporado a pensar neste bolo que não me saía da cabeça e em fazer gelados, coisa que ainda não fiz. Mas este valeu mesmo a pena, é muito bom.
      Beijinhos

      Eliminar