15.5.15

Uma sugestão tricolor deliciosa!

Eu não sou uma pessoa muito resolvida quando se trata de escolher uma receita. De tal modo, ando rodeada de tantas receitas, nos livros, nas revistas, nos blogues que sigo, que dou por mim, mais vezes do que gostaria, sem saber o que fazer e a perder imenso tempo até me decidir. Pelo que quando surgem circunstâncias que me "obrigam" a tomar uma direcção, eu até agradeço. Neste fim de semana, a direcção veio de uma embalagem de queijo fresco biológico 0% gordura no frigorífico a poucos dias de terminar o prazo de validade e a vontade de fazer algo para a 19ª edição da Bundtmania, cujo tema são os Neapolitan Bundt Cakes.



E em vez do tradicional bundt, saiu um cheesecake tricolor, com sabores de chocolate, baunilha e morango, como se quer numa boa sobremesa "Neapolitana".  A descrição parece longa, mas é bem simples e rápido de se fazer. E se usarem bolachas sem glutén para a base, ficam com uma deliciosa sobremesa para quem for intolerante. 




Neapolitan Bundt Cheesecake
adaptado daqui

250g de queijo fresco ou queijo creme, com baixo teor de gordura
3/4 chávena de açúcar puro de cana
3 ovos
2 colheres de sopa de amido de milho
1 colher de chá de baunilha em pó ou extracto de baunilha
40g de chocolate preto (usei Avianense)
40g de chocolate branco
2/4 chávena de morangos triturados
20 bolachas de chocolate (utilizei 16 bolachas Belvita chocolate e algumas bolachas oreo sem o recheio)
3 colheres de sopa de leite
morangos q.b.

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Colocar um tabuleiro com água no forno.
Passar por água uma forma de bundt em silicone e reservar.




Tradicional:
Numa taça misturar o queijo fresco com o açúcar até ficar uma mistura suave e homogénea. 
Adicionar os ovos, um de cada vez.
Juntar a baunilha e o amido de milho e misturar bem.
Dividir a massa em 3 partes iguais.
Derreter o chocolate branco em banho-maria, ou no micro-ondas (juntar umas gotas de óleo ou leite, se necessário para ajudar a derreter) durante 1 minuto, parando para mexer bem de 10 em  10 segundos. 
Fazer o mesmo com o chocolate preto.
Misturar o chocolate branco derretido a uma das massas reservadas, o chocolate preto a outra e 1/4 de chávena de morangos à restante, obtendo assim 3 taças com 3 massas de diferentes cores.
Verter a mistura de chocolate branco na forma reservada.
Por cima, com uma colher e com cuidado colocar a massa de morango e por último a massa de chocolate preto.
Colocar a forma no tabuleiro com água que está no forno (com cuidado, que ao abrir a porta sai uma grande nuvem de vapor) e deixar cozer cerca de 20 minutos, até a superfície ficar ligeiramente dourada e firme ao toque.
Entreabrir a porta do forno com uma colher de pau e deixar o bolo descansar lá dentro uns 20 a 30 minutos.
Retirar e deixar arrefecer completamente numa rede.
Entretanto triturar as bolachas de chocolate e misturar com o leite aos poucos, até ficar uma massa húmida e que se consiga unir. Se necessário usar mais leite.
Espalhar essa mistura por cima do bolo com cuidado, pressionando ligeiramente com os dedos e com as costas de uma colher.
Tapar a forma com película aderente e levar ao frigorífico, pelo menos umas 2 horas.
Levar os restantes 1/4 de chávena de morangos triturados, adoçados a gosto, ao micro-ondas, durante 2 minutos, mexendo de 15 em 15 segundos. Deixar arrefecer.
Desenformar o bolo com cuidado no prato de servir, regar com o molho de morangos e enfeitar a gosto com alguns morangos no centro.






Bimby:
Colocar no copo o açúcar e o queijo: 1 min + vel 4. A partir dos primeiros 20 segundos, ir juntando pelo bocal da bimby, os ovos, um a um.
Adicionar a baunilha e o amido de milho: 30 seg + vel 4.
Dividir a massa em três taças.
Colocar os morangos na bimby: 30 seg + vel 5.
Retirar 1/4 chávena dos morangos triturados e envolver numa das massas reservadas.
Aos restantes, juntar açúcar a gosto: 2 min+60ºC+ vel 1. Retirar e reservar para decoração.
Derreter o chocolate branco em banho-maria, ou no micro-ondas (juntar umas gotas de óleo ou leite, se necessário para ajudar a derreter) durante 1 minuto, parando para mexer bem de 10 em  10 segundos. 
Fazer o mesmo com o chocolate preto.
Misturar o chocolate branco derretido a uma das massas reservadas e o chocolate preto à restante, obtendo assim 3 massas de diferentes cores.
Verter a mistura de chocolate branco na forma reservada.
Por cima, com uma colher e com cuidado colocar a massa de morango e por último a massa de chocolate preto.
Colocar a forma no tabuleiro com água que está no forno (com cuidado, que ao abrir a porta sai uma grande nuvem de vapor) e deixar cozer cerca de 20 minutos, até a superfície ficar ligeiramente dourada e firme ao toque.
Entreabrir a porta do forno com uma colher de pau e deixar o bolo descansar lá dentro uns 20 a 30 minutos.
Retirar e deixar arrefecer completamente numa rede.
Entretanto, colocar as bolachas no copo da bimby seco e lavado: 5 seg+vel 5.
Retirar e misturar com o leite aos poucos, até ficar uma massa húmida e que se consiga unir. Se necessário usar mais leite.
Espalhar essa mistura por cima do bolo com cuidado, pressionando ligeiramente com os dedos e com as costas de uma colher.
Tapar a forma com película aderente e levar ao frigorífico, pelo menos umas 2 horas.
Desenformar o bolo com cuidado no prato de servir, regar com o molho de morangos e enfeitar a gosto com alguns morangos no centro.



O efeito que pretendia era de três camadas distintas, porém o queijo que usei, que se assemelha bastante a iogurte grego, originou um resultado diferente do que se tivesse usado um queijo-creme. Uma vez que as massas antes de irem ao forno estão bem mais líquidas do que o devido, logo ao verter para a forma faz o efeito marmoreado que se apresenta no final.
Efeitos à parte, a conjugação de sabores e texturas é fantástica e mais uma vez me arrependi de ter feito um bolo pequeno!
Meninas Lia e Mena, espero que apreciem esta minha sugestão tricolor e até à próxima.



14 comentários:

  1. Gostei imenso :)
    Ficou bem diferente e original! Um cheesecake com três sabores e tão bonito, tão primaveril!
    Ainda bem que esse queijo estava a pedir para ser usado eheh!
    Quanto ao escolher receitas eu volta e meia ando às voltas, sabia que estava num livro uma que queria e agora? que livro? Passei a escrever num caderno por categorias o que quero fazer, assim tornou-se um pouco mais fácil! :p
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Já tentei qualquer coisa parecida Joana, mas tive o problema de volta e meia não ter o caderno comigo quando realmente precisava dele, uma vez que não estou sempre na mesma casa e não sou muito organizada :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Oh Gori... Que culpa tenho eu, que andes a publicar de madrugada, hein?
    Olha eu, também não sou nada resolvida no que diz a receitas... E quando sao simples, eu complico! E quanto mais vejo, mais quero fazer e depois chateio-me e nao faço nada! Ainda bem que nao és como eu nesta parte e fizeste esta maravilha! Uma abordagem diferente do Neapolitan, mas que tem que ser delicioso!
    Ah... E eu tambem faço muitas vezes o mesmo que tu.. Arrepender-me de não fazer bolos maiores!
    Obrigado por te juntares a nós!
    Beijinhos,
    Mena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não tens culpa nenhuma querida...era o meu mau humor noturno devido ao cansaço a queixar-se ;)
      Sabes que uma das coisas boas da bundtmania é que te dá uma direção para uma escolha, pelo tema, por isso a minha indecisão agradece :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Olá Gori,

    Adoro o contraste de cores que conferiste a este teu, sem dúvida, delicioso Bundt ! :)
    Tem uma textura apetecível e enfeita de forma fantástica qualquer mesa, lindo mesmo !
    Sou um pouco como tu na escolha das receitas, perco-me imenso por entre tantas que quero e até escolher uma que de facto queira é um quebra-cabeças.
    E tenho tantas que gostaria de testar... enfim, lá chegará o dia, ou não ! :)

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel,
      E como todos os dias vemos imensas receitas novas, o ritmo da lista de receitas que gostaríamos de experimentar sobe sempre a um ritmo bem maior do que as que já experimentamos, não é? Parece-me que talvez seja não, não chega uma vida para fazermos tudo o que vemos e nos agrada ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Ficou diferente e bem giro este teu Bundt, Gori :) Muito original.
    Esse efeito cheese e esse molhinho de morangos provocam imensa vontade de provar.
    Mal comecei a ler o teu texto pensei "Pudera, como é possível ser resolvida em relação à escolha de receitas? Com tantos livros, revistas, marcações e ideia à nossa volta?!" :D Que no fundo é a continuação do teu texto... Efectivamente não é possível e acontece-me exactamente o mesmo. Cada vez tenho mais dificuldade em escolher o que fazer, vou saltando marcações antigas porque me apetece fazer experiências novas que me aliciam mais, e desta forma, tanta coisa vai sendo adiada ou mesmo esquecida. Não é fáil, não! ;)

    Bjinhos grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Susana :)
      Afinal parece que é algo muito comum a muitas de nós, temos mais olhos do que barriga, não é?
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Que lindo! Definitivamente uma sobremesa para impressionar! Embora as camadas não tenham ficado como imaginado, acho que ainda ficou mais interessante com o efeito mármore :)
    Beijinhos e um bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Inês! O efeito mármore até ficou engraçado, só que a camada rosa desvaneceu-se completamente ao cozer, não sei porquê!?
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Uau lindo! Adorei a forma como o fizeste, o efeito tricolor e a base de chocolate e o molho de morangos. Servido fresquinho deve ser maravilhoso!
    Sou como tu, às vezes penso, porque não fiz um bolo maior? A partilha de fatias rende sempre pouco e os gulosos pedem sempre mais!
    E quando me pergunto onde anda aquela receita que queria fazer e não sei onde está, nem em qual livro é, quando preciso mesmo dela!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada querida,
      Eu por vezes penso que perco mais tempo a escolher as receitas do que a fazê-las o que me exaspera sobremaneira de vez em quando :)
      As vezes que escolho fazer os bolos mais pequenos para não cair em tentação e comer demasiado, são por norma bolos que mereciam mesmo pecar mais um pouco ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Olá Gori!!!
    Que blog maravilhoso você tem aqui!!! Mal cheguei e já virei fã!
    Ficou um cheesecake totalmente inusitado, com tons lindos!
    Normalmente eu escolho rápido o que fazer, mas confesso que tem dias que me perco nos antigos livros e cadernos de receitas!!!
    Estou te seguindo para vir te visitar sempre!
    Já estou te seguindo para vir te visitar sempre!!
    Se quiser conhecer meu cantinho, será muito bem-vinda!
    www.deliciasdavodeo.com.br
    Beijos!! =)

    ResponderEliminar