19.12.13

Bolachas para o Pai Natal

Em criança o Natal era a minha época do ano preferida, pela qual eu esperava com muito ansiedade e expectativa à mistura. (Agora, são as férias de Verão! :)
Os presentes entregues aos meninos bem comportados através do Pai Natal, emissário do Menino Jesus, eram deixados debaixo da chaminé durante a noite de 24 para 25. Por isso, quando acordava, saltava da cama com uma energia nunca vista no resto do ano, e ia procurar em que chaminé o Pai Natal teria deixado o tal aguardado presente! 

O dia em que descobri a "verdade" sobre o Pai Natal, foi um dos dias mais tristes da minha vida! Não estou a brincar, o momento do "balde de água fria", está congelado na minha memória, e eu sou péssima em relembrar tempos passados. 
Aconteceu, assim: estava numa aula na quarta classe, quando a professora começou a falar do Natal, e fez a seguinte pergunta: "Vocês sabem quem na verdade é o Pai Natal, não é? Quem vos dá os vossos presentes no dia de Natal?"
E eu penso para os meus botões, "Que raio de pergunta é essa?!" 
Enquanto, à minha volta os meus colegas, dizem "Sim!", "Claro!"
A minha cabeça baralhada, pensa, provavelmente ela quer dizer que na verdade é o Menino Jesus. 
A professora prossegue e pergunta: "Quem é, então?" 
E os meus colegas, "São os nossos pais"...e a minha deixa "É o Menino Jesus!" morre-se nos meus lábios, de tão chocada que fiquei!
A conversa continuou, mas a minha mente bastante perturbada, estava a tentar processar uma verdade, que alterou completamente a expectativa e a experiência da época do Natal a partir de então.

Quando nos tornámos pais, a vontade de recriar magia nesta época atinge-nos com força, pois o nosso desejo é que os nossos filhos mantenham a inocência inerente à idade, o máximo de tempo possível!
O meu filho mais velho, já me disse que ter descoberto a "verdade" sobre o Pai Natal, foi e usando as suas próprias palavras, "muito mau e gostava de puder continuar sem saber!" Como te percebo, filhote!
O pequeno, pelo contrário, ainda está no reino da magia, e por minha vontade, há-de lá ficar por muito e muito tempo, até que a realidade ou alguns "realistas" façam furar a bolha!

E para manter a magia da época, vamos lá fazer umas bolachinhas para o Pai Natal, pode ser? E como a fornada é grande e não convém que ele as coma todas sozinho, sempre pudemos ajudar a comer uma ou outra. E já que estamos numa de fantasia, vamos fazer de conta, que eu parei depois de uma e outra, ah ah ah...




Bolachas de Santa Claus
adaptado do livro "Paixão pelo Chocolate" de Adriana Ortemberg

2 ovos
100g de manteiga amolecida
150g de farinha
150g de coco ralado
30g de cenoura ralada
25g de amêndoa moída
60g de açúcar amarelo
chocolate derretido q.b.

Aquecer o forno a 180ºC.
Forrar um tabuleiro de forno com papel vegetal e reservar.
Misturar a manteiga com o açúcar e amêndoa. 
Juntar os ovos, um a um.
Adicionar a cenoura e o coco.
Incorporar, pouco a pouco, a farinha peneirada.
Misturar, sem trabalhar muito a massa.
Formar uma bola, envolver em película aderente e colocar no frigorífico durante umas horas.
Numa mesa polvilhada com farinha, ou com a ajuda da película aderente, estender a massa com a espessura desejada, e cortá-la com moldes alusivos ao Natal.
Colocar as bolachas no tabuleiro e levar ao forno, durante 15 minutos ou até elas ficarem douradas.
Retirar do forno e deixar arrefecer sobre uma rede.
Derreter chocolate com um pouco de nata, leite ou manteiga.
Mergulhar as bolachas que quiser, por inteiro ou apenas metade, no chocolate derretido.




A textura destas bolachas fazem lembrar mais bolinhos em miniatura do que bolachas. A quantidade de açúcar é própria para pessoas não muito gulosas, pelo que se não fazem parte desta categoria, aumentem a quantidade para pelo menos 100g.

Aproveito esta receita para participar no desafio vamos Fazer Bolachas de Natal lançado pela grande fã de bolachas, a Manuela do blog Cravo e Canela, que nos desafia a fazer muitas e muitas bolachas todos os meses.

2 comentários:

  1. Estes bolachas são mesmo ao meu gosto,vou levar a receita pois quero muito provar.
    Visto que não tens caixa de seguidores vou-te seguir no facebook.
    Aproveito para te desejar um Feliz 2014
    bj

    ResponderEliminar