2.12.13

Bolo de chocolate mais simples não há

Desde que vi este bolo no blog Cozinha sem avental, que a Gula e a Preguiça que habitam em mim, se uniram numa prece para eu experimentar esta receita o quanto antes!

Esta receita é conhecida pelo Bolo da Depressão, pois remonta à época da Grande Depressão nos Estados Unidos, tempo em que as sobremesas eram consideradas um luxo e a palavra de ordem era economizar. A necessidade aguça o engenho, pelo que as gulosas desse tempo inventaram uma receita muito económica e prática, um bolo sem ovos, sem leite e sem manteiga. 

Mas, este bolo toca-me particularmente no meu lado preguiçoso, pois além de ser muito rápido, 5 minutos e temos um bolo no forno, tem um lado prático que eu achei o máximo, só é necessário uma forma, uma colher e uma chávena de medida....e na minha opinião, nunca são demais receitas, que nos façam ter tão pouca louça para lavar!




Para além destes atributos todos, posso dizer que o resultado é surpreendente bom, tão bom que acabei por fazer 2 bolos, praticamente seguidos! O primeiro bolo foi assaltado, antes de eu conseguir fazer a cobertura, entre o pequeno almoço e o almoço ele desapareceu. Já o segundo, e após ameaças no caso de alguém tentar comer bolo até eu conseguir fazer a cobertura e tirar fotos, lá chegou ao jantar para ser "devorado" apropriadamente como sobremesa.

Bolo de chocolate mais simples não há
adaptado daqui e daqui

1 e 1/2 chávena de farinha
1 chávena de açúcar amarelo
3 colheres de sopa de cacau
1 pitada de sal fino
1 colher de chá de bicarbonato de sódio
5 colheres de sopa de óleo
1 colher de chá de extracto de baunilha
1 colher de chá de vinagre (usei branco)
1 chávena de água

Cobertura:
200g de chocolate 70% cacau
150 ml de água
2 colheres de chá de maizena

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Num tabuleiro de louça de 30x20 cm (não é necessário untar, não é o máximo?) colocar a farinha, o açúcar, o cacau, o bicarbonato e o sal. Mexer bem com uma colher até estar tudo bem incorporado.
Fazer 3 buracos na mistura, num buraco colocar o óleo, noutro colocar a baunilha e no terceiro colocar o vinagre.
Verter a água sobre a mistura, e envolver com uma colher, até ficar tudo bem incorporado e homogéneo.
Levar ao forno durante 20 a 25 minutos, até passar no teste do palito.
Retirar do forno e deixar esfriar completamente antes de colocar a cobertura.

Para a cobertura, misturar a água e a maizena muito bem até ficar sem grumos. Levar a mistura a lume brando, e quando começar a ferver, juntar o chocolate partido aos quadrados, e mexer até o chocolate ficar completamente derretido.
Retirar do lume, deixar arrefecer uns 2 minutos, sem parar de mexer a mistura. Verter o chocolate sobre o bolo já frio e levar ao frigorífico para solidificar, coberto com película aderente. Retirar do frigorífico uns 15 minutos antes de servir.




Eu não coloquei no frigorífico, pois estamos no Inverno e não achei necessário dadas as temperaturas que andam por aqui. 
E no meu espírito natalício que o início do mês trouxe, tentei fazer umas estrelas como decoração! 




Ok, não correu tão bem como esperava, preciso de uns coadores mais finos e arranjar jeito para a coisa! Para além disso, a cobertura de chocolate faz com que o açúcar derreta e passado algum tempo fica com um tom amarelado e não o branco que eu queria. 
Mas decorações à parte, o que interessa é que com ou sem cobertura, este bolo tornou-se um dos favoritos cá de casa!

4 comentários:

  1. Tenho um ou dois bolos parecidos com este e adoro! :-)

    ResponderEliminar
  2. Bela sugestão, adorei!
    Bjs, Susana
    Nota: Ver os passatempos a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/11/1-aniversario.html
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/12/strudle-de-bacalhau-e-couve-com-chourico.html

    ResponderEliminar
  3. Eu faço uma versão deste bolo e adoro! é mesmo maravilhoso.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  4. Adoro bolos de chocolate e este ficou divino.
    Mais uma receita que vou ter que roubar.
    bj

    ResponderEliminar