4.10.13

Semana vegetariana

De 1 a 7 de Outubro acontece a Semana Vegetariana. Não podia deixar de assinalar este acontecimento com o registo de uma receita alusiva ao tema, principalmente porque o nosso objectivo familiar, traçado no início do ano, de fazer-se 2 refeições vegetarianas semanais, tem-se cumprido rigorosamente. Se bem que nem todas as refeições têm feito sucesso junto dos mais pequenos, em relação à minha expectativa inicial a experiência está a correr melhor do que eu esperava!

E hoje trago almôndegas de seitan, uma das preferidas cá de casa. Desde que começamos a fazer refeições vegetarianas, as almôndegas têm reinado cá por casa, sendo sempre muito apreciadas. 

São umas bolinhas muito versáteis, pois dá para fazer almôndegas de quase tudo o que é legume e/ou leguminosa, e como os ingredientes são apresentados de um modo disfarçado, a criançada não estranha tanto! Para mais, servidas com um molho, é sempre uma óptima opção para acompanhar massa esparguete, única massa apreciada, de um modo consensual, por todos os residentes.

O molho é também uma óptima maneira de fazer os pequenos comerem alimentos, que de outro modo recusariam com uma cara feia. Neste caso, acompanhei com um molho muito saboroso e de cor forte, em tons de vermelho, graças à beterraba!  E assim, tenho 2 em 1, os meus filhos a comerem ingredientes que lhes faz muito bem à saúde, e paz à refeição, sem as birras do género "O que é isto? eu não como nada disto!". 



Almôndegas de seitan com molho de tomate e beterraba
adaptada do site nosoupforyou

Almôndegas:
500g de seitan
4 dentes de alho
40g de amêndoas
1/2 colher de chá de oregãos
1 colher de sopa de molho de soja
1 colher de sopa de salsa picada 
2 ovos
1/4 chávena de sementes de linhaça moída
1/4 chávena de levedura de cerveja em flocos
sal e pimenta q.b.
pão ralado para envolver q.b.

Molho:
1 cebola
3 dentes de alhos
1 colher de sopa de azeite
1 cenoura
1 beterraba cozida
2 tomates médios maduros (cerca de 260 gr.)
50ml de vinho branco
200ml de água
1 colher de café de mistura de oregãos e tomate seco
1 colher de café de manjericão seco
Sal e pimenta q.b.

Bimby:
Colocar as amêndoas e os alhos no copo: 5seg + vel. 5-7.
Juntar o seitan aos pedaços grandes, a linhaça, a levedura, a salsa e os oregãos: 10seg + vel 7.
Misturar o molho de soja, os ovos e temperar com sal e pimenta a gosto: 15 seg + vel 3.
Moldar as almôndegas e envolvê-las em pão ralado. Se for necessário, adicionar mais linhaça moída para tornar a consistência mais moldável.
Colocar as almôndegas na varoma e reservar enquanto se começa a preparar o molho.
Colocar no copo da bimby, a cebola, os alhos, a cenoura e o azeite: 8 seg + vel 5-7 e depois 7 min + 100º+ vel 1.
Juntar a beterraba, os tomates, o vinho, a água e os temperos: 20 seg + vel 7.
Colocar a varoma sobre a tampa: 20 min + temp varoma + vel 3.

Tradicional: 
Com uma picadora, triturar os alhos e as amêndoas.
Juntar o seitan, picar de novo e retirar para uma taça.
Adicionar à taça a linhaça, a levedura, a salsa picada, os ovos, os oregãos, o molho de soja e temperar com o sal e pimenta. Misturar tudo.
Moldar as amôndegas e envolvê-las em pão ralado. Se for necessário, adicionar mais linhaça moída para tornar a consistência mais moldável.
Para o molho, picar a cebola e os alhos. Refogar em azeite até a cebola ficar translúcida. Juntar a cenoura picada e os tomates aos quartos e refogar em lume brando durante 10 minutos. 
Juntar a água, o vinho, a beterraba cortada aos pedacinhos e temperar. 
Triturar tudo com a varinha mágica. Deixar cozinhar em lume médio até começar a fervilhar, baixar para lume brando e deixar apurar cerca de 20 minutos.
Pode cozinhar as almôndegas no molho, nos últimos 15 minutos enquanto o molho apura, ou levá-las ao forno a 190ºC num tabuleiro forrado com papel vegetal, ou  ainda, cozinha-las numa frigideira anti-aderente untada com azeite.

Servir com massa esparguete cozida e com molho a gosto.

Esta quantidade rende cerca de 30 bolinhas. Eu faço esta quantidade, para 2 refeições, e a quantidade de molho é mais do que o suficiente para ambas.
Cozinho metade da quantidade no forno, e a outra metade a vapor na bimby. Sirvo na hora as cozinhadas no forno, e quanto às cozinhadas a vapor, congelo juntamente com o restante molho para outra refeição.

Almôndegas na bimby

As texturas e até o sabor das almôndegas diferem muito se forem cozinhadas a vapor ou no forno. Cá por casa gostamos de ambas. O molho é fantástico, mesmo para usarem noutros pratos. 

Almôndegas no forno








1 comentário: