23.10.13

A receita certa para apreciar kiwis

O kiwi, quivi ou quiuí (não sabia que havia tantas maneiras de designar este fruto até hoje, graças à wikipédia!), é um fruto que não me atraí muito ou mesmo nada! Se ele estiver misturado numa salada de frutas, aí sim, acho-o moderadamente agradável, agora sozinho, como peça de fruta, simplesmente não o consigo comer! 

Ora sendo eu uma gulosa incorrigível, achei que em bolos eu iria adorar a adição do kiwi, e que seria, como se costuma dizer, o início de uma bela amizade. No dia em que fiz o meu primeiro bolo com kiwis, baseada numa receita do livro "Leopoldina e a aventura do sabor", não consegui comer nem sequer uma fatia inteira, já a minha mãe adorou-o, e praticamente comeu-o todo sozinha, pelo que cheguei a uma conclusão, a minha inexistente amizade com o kiwi, ia continuar inexistente. Não ia desperdiçar o meu tempo com mais nenhuma experiência culinária que o envolvesse!

A minha resolução foi por água abaixo, no momento em que a minha mãe ficou com kiwis para dar e vender, o que levou à insistência que eu tinha de utilizar alguns numa sobremesa. Cedi, e lá fui pesquisar na internet a nova hipótese que ia dar ao kiwi. Assim que encontrei este bolo, no delicioso lume brando, fiquei decidida, e ainda bem que assim foi. Adorei este bolo, melhor, adoramos todos, e notou-se na rapidez em que ele desapareceu. 



Bolo upside-down de kiwi com pepitas de chocolate
do site lume brando

170g de açúcar amarelo 
90g de manteiga amolecida
3 ovos
sumo de 2 tangerinas pequenas
180g de farinha com fermento
80g de pepitas de chocolate 
kiwis q.b.
2 colheres de açúcar amarelo para polvilhar

Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Untar uma forma redonda de 22 ou 23 cm de diâmetro. Forrar o fundo com papel vegetal, e untá-lo também.
Descascar e fatiar kiwis suficientes para preencher o fundo da forma com eles.
Preencher os espaços entre as rodelas com pequenos pedaços de kiwi, de modo que o fundo fique totalmente preenchido.
Polvilhar os kiwis com as 2 colheres de açúcar amarelo.
Numa taça, bater o açúcar com a manteiga.
Adicionar o sumo das tangerinas e bater mais um pouco.
Juntar os ovos, um a um.
Envolver a farinha, suavemente.
Adicionar as pepitas e envolver até ficar homogéneo.
Verter a massa para a forma preparada e levar ao forno cerca de 40 a 45 minutos ou até ao espetar um palito no centro do bolo, este sair seco.
Deixar arrefecer uns 10 minutos, antes de desenformar com cuidado.
Retirar o papel vegetal.



Agora sim, pode-se dizer que eu e os kiwis, já somos amigos!

2 comentários:

  1. Ficou lindo!
    Kiss, Susana
    Nota: Ver o passatempo a decorrer no meu blog:
    http://tertuliadasusy.blogspot.pt/2013/10/dia-um-na-cozinha-e-escolha-do.html

    ResponderEliminar
  2. Olá Gori, fico muito contente por ter contribuído para o início desta bela amizade!
    O teu bolo ficou com um ar bem bonito, com o chocolate ali a destacar-se :)
    Um beijinho e continuação de boas experiências
    Teresa

    ResponderEliminar