16.9.13

Um aniversário no regresso a casa

Voltamos para a nossa casinha em Braga e acabaram-se as noites frescas junto ao mar! Já estou cheia de saudades do nosso endereço temporário de Verão, pois apesar de lá estar privada da internet, o que me fez ficar longe do blog e das minhas leituras cibernéticas, o meu sono era maravilhoso e reparador. Já aqui na cidade, e pela amostra da última semana, o meu descanso nocturno "evapora-se" com o calor.

O início do ano lectivo do meu filhote mais velho foi no passado dia 9, coincidindo assim com o dia do seu aniversário, questão que não lhe agradou nem um pouco, e que lhe ensombrou o seu humor em relação ao seu aniversário desde que soube a data do seu primeiro dia de aulas. Acho que até foi essa a razão principal para este ano, e pela primeira vez, dispensar a habitual festa de aniversário. Festa, que pessoalmente me dava muito gozo em preparar!

Assim os seus 14 anos foram assinalados com um bolinho de cenoura para os 4 cá de casa cantarmos os parabéns, ao qual esqueci-me de tirar fotografias!  Em minha defesa, só posso dizer que esse primeiro dia foi deveras cansativo e preenchido, tanto que só nos conseguimos reunir para cumprir o ritual dos parabéns a você, já passavam das 23h, e tendo como pano de fundo uma birra do filhote mais pequeno que não queria de todo que o dia terminasse, uma vez que o dia seguinte seria o seu início de aulas! Como os meus filhotes adoram a escola, não é?

Tirando essa pequena e conturbada celebração, fizemos outra na habitual reunião familiar ao domingo, para a qual fiz um bolinho mais festivo, cuja inspiração veio deste site.




Sendo os morangos, um dos sabores preferidos do filhote, era suposto este bolo levar alguns, porém dado que no fim de semana não consegui encontrar nenhum, tive que improvisar com um doce de morango. Mas se tiverem morangos ou outro fruto vermelho, usem-no pois aí sim, o bolo ficará ainda melhor e perfeito!

O Bolo de Festa Perfeito da Dorie

2 1/4 de chávenas de farinha (usei 332g)
1 colher de sopa de fermento em pó 
1/2 colher de chá de sal (não usei, pois a manteiga era com sal)
1 1/4 chávena leite gordo ou buttermilk (usei 260ml)
4 claras de ovo
1 1/2 chávena de açúcar (usei 330g)
2 colheres de chá de raspa de limão
110g de manteiga, à temperatura ambiente
1 colher de chá de sumo de limão

Recheio:
2/3 chávena de morangos ligeiramente aquecidos, apenas até se desfazerem (usei doce de morango)
1 chávena de coco ralado
280g de queijo creme, à temperatura ambiente
70g de manteiga, à temperatura ambiente
180g de açúcar em pó
2 colheres de sopa de sumo de laranja

Pré-aquecer o forno a 180ºC. Untar 2 formas de 22 ou 23 cm e cobrir o fundo das mesmas, com papel vegetal, que também deve ser untado. Se não tiver 2 formas, como é o meu caso, fazer um bolo de cada vez usando metade dos ingredientes da lista para cada um. Colocar a forma num tabuleiro.

Para fazer o buttermilk (foi o que usei) juntar 1 colher de sopa de sumo de limão ao leite meio-gordo e aguardar 10 minutos. Se optar por leite gordo, não necessita deste passo.
Peneirar a farinha, com o fermento e o sal. 
Bater o buttermilk com as claras até a mistura ficar tipo uma nuvem. 
Juntar o açúcar e a raspa de limão numa tigela grande, e mistura-los com a ponta dos dedos até o açúcar ficar húmido e perfumado. Adicionar a manteiga e bater durante 3 minutos, até o açúcar e a manteiga ficarem muito claros. 
Adicionar o sumo de limão e sem parar de bater juntar 1/3 da farinha.
Juntar metade da mistura do leite e assim que a mistura estiver homogénea, adicionar outro 1/3 da farinha. 
Batendo bem entre as adições, juntar o restante leite e no final a restante farinha.
Bater bem durante mais 2 minutos, e por fim colocar a massa na forma e levar o tabuleiro com a forma ao forno durante aproximadamente 30 minutos ou até que ao inserir um palito este esteja seco.

Deixar repousar a forma numa rede durante 5 minutos. Passar uma faca à volta do bolo, desenformar e retirar o papel vegetal. Inverter o bolo e deixar arrefecer completamente. Assim que estiver frio, cortar cada bolo em 2 metades, ficando com 4 camadas iguais.

Entretanto para o recheio, misture os morangos desfeitos ou o doce de morango com o coco e reserve.
Numa tigela bater o queijo creme com a manteiga em velocidade baixa, até a mistura não apresentar grumos. Adicionar o sumo de laranja e bater bem. Juntar gradualmente o açúcar, batendo sempre em velocidade baixa, até ficar cremoso e completamente incorporado.

Para montar o bolo, colocar 1 parte do bolo num prato de servir. Barrar com 1/3 da mistura de morango. Cobrir o doce de morango com algum creme de queijo. Colocar outra camada de bolo, e repetir o procedimento de rechear com a mistura dos morangos e o creme de queijo. Proceder de igual modo, com a terceira camada de bolo. Colocar a última camada de bolo e cobrir o bolo todo com o restante creme de queijo. Polvilhar com coco ralado e se quiser, decorar com alguns morangos inteiros.



Como em vez de morangos, usei doce de morango, tive que fazer camadas mais fininhas de recheio, para evitar que o bolo ficasse demasiado doce. Se usarem frutos desfeitos, é preferível aumentar a quantidade de creme de queijo e fazer camadas mais grossas e mais definidas, o que cria fatias mais bonitas uma vez o bolo cortado.





2 comentários:

  1. Respostas
    1. Fica muito saboroso, e podes sempre alterar o recheio, por exemplo com limon curd fica muito bom, também!

      Eliminar