19.9.13

O Ingrediente Secreto

Das receitas que experimentei este Verão, a que me fez delirar foi a de Frango com caju, que retirei do Livro, baseado no respectivo Programa de TV "O  Ingrediente Secreto" do Henrique Sá Pessoa. 
As fotografias que tirei não fazem muita justiça ao sabor do prato, mas coincidentemente, nas 2 vezes que já preparei este prato, perdeu-se a oportunidade de eu puder tirar fotografias com algum cuidado e preparação, pois o tempo que tinha disponível era muito escasso, principal razão que me levou a prepara-lo, uma vez que em 20 minutos temos a refeição pronta.
Como a receita anda anotada num papelinho, que mais cedo ou mais tarde, dada a minha pouca organização eu provavelmente perderei, é melhor aproveitar o momento para a registar aqui, ficando a nota que assim que o conseguir, a ver se não me esqueço, actualizarei este post com uma foto melhor!


Frango com caju, lima e hortelã
do livro "O Ingrediente Secreto" de Henrique Sá Pessoa

2 peitos de frango
1 lima
1 colher de sopa de gengibre ralado
1 colher de sopa de óleo
2 dentes de alho
1 malagueta vermelha
5 pés de cebolos (podem substituir por alho francês, mas não fica tão bom)
1 molho pequeno de manjericão
5 folhas de hortelã
1 colher de chá de molho de peixe (não encontrei, substituí por molho de soja)
3 colheres de sopa de caju tostado
Sal q.b.

Cortar os peitos de frango aos cubos.
Descascar o gengibre e ralar.
Picar os dentes de alho.
Cortar a malagueta em fatias finas. Se quiser menos picante, retirar as sementes.
Cortar o manjericão grosseiramente, e os cebolos em pedaços médios.
Aquecer o óleo num wook, ou numa frigideira anti-aderente.
Fritar o alho, o gengibre e a malagueta. Mexendo sempre, juntar o frango.
Temperar com sal e deixar alourar.
Quando o frango estiver dourado, juntar o cebolo, a hortelã, o manjericão e sumo de 1/2 lima.
Mexer e acrescentar o molho de peixe ou em alternativa o molho de soja.
Acrescentar o caju e envolver tudo.
Sirva com a restante lima à parte, para quem quiser adicionar mais sumo no seu prato.
Acompanhar se quiser com arroz seco.

Se quiser visualizar a receita em vídeo como apareceu no programa da TV, carregue aqui.

3 comentários:

  1. Receita do Henrique, é tiro certeiro como eu costumo dizer!!
    Valha-me o youtube, porque ao estar fora de Portugal, não vi todos os episodios! E acho que este frango com caju me escapou!!
    Apesar de dizeres que a foto não é boa, ainda se lhe vê o porquê de não chegar às fotos!!
    Uma receita a experimentar!! :)
    Obrigado pela tua visita!
    Beijinhos,
    Mena.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. A internet é mesmo indispensável para quando se está longe...abençoada invenção! Agradeço também a sua visita. Gosto muito de visitar o seu blog, além de receitas muito docinhas que me deixam a salivar, acho muito engraçados os seus comentários sobre a sua Sibéria ;)
      Por acaso, acabo de provar uma adaptação da sua última tarte de maçã, ficou muito boa! Quando publicar, aviso!
      Beijinhos,
      Gori

      Eliminar