15.4.15

Um Monkey Bundt Cake de Primavera

Tenho andado pouco produtiva por aqui, mas por vezes sinto uma vontade de ficar um pouco longe de todo este mundo virtual. É tão fácil uma pessoa perder a noção do tempo, enquanto vagueamos por uma página e outra e outra, que quando "acordo", por vezes o primeiro pensamento que flui é que deveria ter usado esse tempo que se foi, com as pessoas reais que amo e que estão aqui ao lado, no meu dia-a-dia, ou pelo menos, para dormir (quando me vejo distraída a horas em que devia estar na cama)!! Pelo que quando esse pensamento vira uma constante, aí eu paro e deixo os meus dias com outras distracções, porque sinto que tem de ser assim. 




Mas falemos do que me traz aqui hoje, o desafio da Bundtmania, que neste mês passa-se no lindo blog da Lia e cujo tema são os Monkey Bundt Cakes. O Monkey Bundt não é uma novidade aqui no blog, pois já fiz um post com um dos meus favoritos que podem espreitar aqui. É que se ainda não repararam, eu gosto tanto de fazer pães (em particular, pães doces) como bolos, e se tiver tempo livre, acreditem que será pão o que irá sair do forno.



Inspirada pela Páscoa, na Sexta-feira Santa fiz um Monkey Bundt com uma massa de folar e muita manteiga (já não me lembrava de gastar uma embalagem inteira de manteiga num único bolo!!!), açúcar e canela a envolver as bolinhas, porém depois o meu sentido de prioridade foi ao ar, e o bundt ficou no forno mais tempo do que devia, tendo acabado quase queimado, ou melhor bastante caramelizado! Não deixou de ficar muito saboroso e desapareceu em pouco tempo, mas como faltava o adjectivo lindo, resolvi-me dedicar a outro, uma semana depois.
A parte da quantidade enorme de manteiga que acabei por gastar no primeiro Moneky Bundt deixou-me um pouco preocupada, não enquanto saboreava, claro...nesses momentos o meu cérebro apenas se foca nos sentidos, paladar e cheiro.  Mas depois dos excessos de uma época como a Páscoa, a verdade é que queria um resultado bem mais leve e menos doce. 
E é assim, este Monkey Budnt Cake, doce q.b., com pouquíssima gordura, e mesmo assim uma massa húmida e saborosa, graças à cenoura e maçã, complementada com uma crosta de coco, laranja e amêndoa.


Monkey Bundt Cake de Cenoura, Coco e Amêndoa (Vegan)
adaptado daqui




sumo e raspa de 1 laranja
água q.b.
2 colheres de sopa de geleia de arroz
1 colher de sopa de óleo de coco
1 colher de chá de sal marinho
1 cenoura média
1 maçã grande
1 colher de sopa de mistura de especiarias* ou canela em pó
1 colher de sopa de sementes de linhaça moída
500g de farinha T65
25g de fermento de padeiro fresco


Para envolver:
sumo de 1 laranja
1 colher de sopa de margarina ou manteiga
1 colher de sopa de geleia de arroz
2 colheres de sopa de açúcar puro de cana
raspa de 2 laranjas
1 chávena de coco ralado
1 chávena de amêndoa moída








Untar uma forma de bundt grande com azeite, de modo a toda a superfície ficar bem untada. Reservar.

Preparação na Bimby:
Colocar no copo seco a raspa de laranja e pulverizar na vel 9, baixar e repetir.
Adicionar a cenoura e a maçã, 5 seg + vel 5. Retirar e reservar.
Colocar no copo o sumo de laranja e completar com água até obter 250g. Juntar o óleo de coco e a geleia de arroz: 1,30m + 37ºC + vel 1.
Adicionar ao copo a cenoura, a raspa de laranja e a maçã reservada, o sal, as especiarias e a farinha. Desfazer o fermento na farinha com as pontas dos dedos: 10seg + vel 6, 3 min + vel espiga.
Verificar se a massa estiver muito agarrada às paredes do copo, polvilhar as paredes com um pouco de farinha e voltar a amassar na velocidade espiga mais uns segundos.
Deixar repousar a massa dentro do copo até esta levantar a tampinha de medida. Logo que isso aconteça, pressionar a massa com as mãos para retirar volume e 1 min + vel espiga.




Preparação na Máquina do pão:
Ralar a cenoura finamente e a maçã grosseiramente. 
Ralar a raspa de 1 laranja e retirar o sumo da mesma.
Colocar o sumo e raspa da laranja numa chávena de 250ml e encher a chávena com água até ficar cheia.
Numa taça que dê para ir ao micro-ondas, colocar o sumo e água, a geleia de arroz e o óleo de coco e aquecer durante 30 seg na potência máxima, mexendo a meio e no final para ajudar a derreter bem a gordura. Colocar esta mistura na cuba da máquina.
Juntar na cuba da máquina os restantes ingredientes indicados pela ordem acima descrita. Desfazer o fermento na farinha com a ponta dos dedos. Correr o programa de amassar (na minha máquina é de 15 minutos). No final do programa, se a massa estiver muito colada às paredes da cuba, polvilhar com mais farinha e correr novamente o programa de amassar.
Retirar a massa para uma taça grande, untada com azeite, e cobrir com película aderente e um pano grosso. Deixar a massa dobrar de volume, cerca de 1h30, num sítio abrigado, tipo o micro-ondas. 




Preparação Tradicional:

Ralar a cenoura finamente e a maçã grosseiramente. 
Ralar a raspa de 1 laranja e retirar o sumo da mesma.
Colocar o sumo e raspa da laranja numa chávena de 250ml e encher a chávena com água até ficar cheia.
Numa taça que dê para ir ao micro-ondas, colocar o sumo e água, a geleia de arroz e o óleo de coco e aquecer durante 30 seg na potência máxima, mexendo a meio e no final para ajudar a derreter bem a gordura. Juntar o sal e mexer.
Misturar a farinha com as especiarias e a linhaça. Desfazer o fermento com a ponta dos dedos na farinha.
Fazer um vulcão com a mistura da farinha e no meio colocar a mistura líquida. Envolver e amassar bem a massa com as mãos, até ficar suave. Adicionar a cenoura e a maçã ralada e voltar a amassar até ficar bem envolvida. Se a massa estiver muito seca, adicionar água morna, se estiver muito pegajosa, adicionar farinha aos poucos e continuar a amassar até que se consiga formar uma bola macia.
Colocar a massa numa taça grande, untada com azeite, e cobrir com película aderente e um pano grosso.
Deixar a massa dobrar de volume, cerca de 1h30, num sítio abrigado, tipo o micro-ondas.




Continuação da preparação bimby, máquina de pão ou tradicional:

Entretanto levar o sumo da laranja, a margarina e a geleia de arroz ao lume brando, até derreter a gordura. Obtém uma mistura líquida que têm de deixar arrefecer, até ser possível colocar o dedo sem se queimar.
Misturar numa taça o coco, a amêndoa, a raspa de laranja e o açúcar. 
Retirar a massa para uma superfície enfarinhada e, com um rolo de massa, estendê-la num formato rectangular de 50x40 cm. Cortar a massa aos quadrados pequenos, de modo a obter cerca de 50 pedaços, que se enrolam para formar pequenas bolas.
Passar cada bola na mistura líquida e depois na mistura seca do côco e amêndoa, e colocar na forma reservada. 
Se no final, ainda tiver algum líquido, vertê-lo para dentro da forma.
Tapar a forma com um pano grosso e deixar levedar novamente por mais 30 minutos.
Entretanto, pré-aquecer o forno a 180ºC.
No final do tempo de levedação, levar a forma ao forno e deixar cozer durante uns 25 a 30 minutos. Vigiar, e se a superfície começar a ficar queimada a meio do tempo, colocar uma folha de papel de alumínio para proteger.
Retirar e deixar arrefecer uns 10 minutos numa rede.
Passar uma faca à volta para desprender as laterais e o centro, e desenformar com cuidado. Se alguma bolinha ficar presa, basta repor no puzzle que é o Monkey Bundt.



Este "pão" num belo formato tipo puzzle de bolinhas delicioso, que dá vontade de tirar e devorar, até acabar, tem sabores que me lembram estes últimos dias (hoje não conta que está muito cinzento), a Páscoa e a Primavera! Ficou perfeito, e espero que as meninas Bundette Lia e Mena apreciem esta minha contribuição.
Se quiserem um extra de gulodice aconselho uma mistura de iogurte grego adoçado a gosto e raspas de laranja. É tão boomm!!...nem tirei uma foto das bolinhas com a cobertura, de tão distraída que estava a prová-las. Isso e um cão desejoso de liberdade acabou mesmo com a sessão fotográfica. Mas tudo bem, a espera entre tirar fotos e poder finalmente provar as gulodices, acaba até com a minha própria paciência!



8 comentários:

  1. Querida Gori,
    Muito obrigada por este bundt magnífico, leve e lindo!!
    A textura está super apetitosa e o adjectivo lindo é perfeitamente aplicável.
    Ainda bem que insististe e fizeste outro mas olha que o que levou um pacote de manteiga, acho que eu também ficaria muito feliz, lol!!
    Um beijinho grande e obrigada por, mesmo sem tempo e desaparecida, arranjares tempo para nós.
    Lia

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pode não ser bonito para fotografias, mas sendo saboroso, na verdade ninguém se rala quando é para comer, e foi o que aconteceu com o outro :)
      É sempre um prazer participar querida,
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Gori,

    Comungo inteiramente desse teu sentimento no que diz respeito ao tempo gasto em frente ao computador e, por essa mesma razão, já fiz várias vezes pausas em ambos os meus blogues devido ao facto de outros valores mais altos se levantaem e também devido a reclamações cá por casa, do tempo que gasto nesta "vida".
    Enfim, o ideal é irmos conseguindo conciliar, embora por vezes seja difícil.
    Gostei imenso do teu Monkey, já fiz um o ano passado aqui por casa embora não o tenha publicado (lá está, foi numa das pausas....) !
    ficou lindo, bela participação !

    Beijos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando fizeste esses desabafos nos blogs, eu entendi perfeitamente, por muito que gostemos deste "hobby" às vezes ele consome demasiado tempo e torna-se difícil conciliar tudo :) ...pois a parte de cozinhar também nunca pára por aqui quando ando mais afastada, e depois arrependo-me de não ter tirado fotografias para colocar no blog, quando as fiz...a minha cabeça é uma confusão ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Gori,
    de facto o tempo "perdido" à frente de um computador por vezes também me deixa "louca"! Por outro lado nem sempre é perdido! Muitas vezes considero-o ganho!
    Adoro ver receitas novas que me façam sorrir!
    Este bundt ficou magnífico! Mesmo perfeitinho! A textura está linda, adoro os ingredientes, a pouca gordura (se bem que o outro também devia estar óptimo)!
    Estou rendida querida.
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O tempo não é sempre desperdiçado e se é algo que nos dá prazer, ainda melhor...mas estes desabafos tem a ver com aquele síndrome de mãe que acha que pode fazer mais e melhor na conjugação da vida familiar com o resto :)
      Fico contente que tenhas gostado Joana,
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Vi quando publicaste mas ainda não tinha conseguido vir comentar, adorei este bolo!! Está lindo, dá mesmo vontade de tirar um pedacinho e olha agora não sei que faça primeiro, se isto se os muffins de banana :P E percebo-te no que diz respeito ao computador, às vezes também sinto que preciso de uma pausa, as horas voam quando nos perdemos neste mundo das receitas, por vezes tenho de me lembrar que a roupa para passar a ferro tem prioridade eheh

    beijinhoo*

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os muffins são bem mais simples, não é? Mas na próxima com esta massa, vou experimentar em formato de caracóis com uma cobertura qualquer de laranja ou limão :P
      Pois, a roupa não me faz sentir culpada...síndrome de mãe...a não ser que os filhos comecem a reclamar que já não tem roupa interior para vestir ;)
      Beijinhos

      Eliminar