25.2.15

Vamos fazer...florentines ou florentinos ou florentinas...ou umas bolachas que são uma guloseima!

Não faço bolachas tantas vezes quanto o gostaria, pelo simples facto, de que com certeza serei eu a comer 90% delas! A única bolacha que os meu filhos apreciam é a bolacha Maria, receita que já agora, se alguém conhecer uma infalível eu adoraria saber, porque ainda não tive sucesso algum a reproduzi-la. Pelo que entre os dois gulosos da casa, e uma vez que o meu marido acaba por passar menos tempo em casa do que eu, sou eu, que por razões inexplicáveis, me vejo constantemente atraída para o raio do frasco até ele acabar inevitavelmente vazio.




Mesmo correndo esses "riscos", gosto muito de participar (quando consigo) no "Vamos fazer bolachas", pois é um desafio que me faz, por vezes experimentar bolachas que noutras circunstâncias talvez nunca as fizesse. Como é o caso destes florentinos, que é o tema desta edição.  



Tenho que confessar que esta bolacha não andava debaixo do meu radar, e acho que até a Susana ter publicado estas, nunca me tinham suscitado qualquer interesse. E o que é muito estranho, uma vez que a sua base é amêndoa ligada por um delicioso caramelo e um topo de chocolate, ora apenas 3 ingredientes que me fazem salivar sempre que os vejo numa receita! 




Florentines (vegan, sem glúten)
adaptado daqui

190g de amêndoa laminada
25g de linhaça moída
raspa de 1 laranja
1 pitada de sal marinho
45g de açúcar de coco
40g de açúcar de cana biológico
40g de margarina
2 colheres de sopa de creme de coco (podem usar o creme que está no topo da lata de leite de coco)
2 colheres de sopa de geleia de arroz
1 colher de café de baunilha em pó (podem usar extracto)
chocolate derretido q.b.

Pré-aquecer o forno a 140ºC.
Forrar um tabuleiro de forno com papel vegetal.
Picar grosseiramente as amêndoas e colocar numa tigela grande.
Juntar a linhaça, a laranja, os açúcares,o sal e a baunilha em pó e envolver bem a mistura.
Colocar a margarina, o creme de coco e a geleia de arroz numa panela pequena e levar a lume médio/baixo, mexendo ate tudo ficar dissolvido e combinado. Assim que começar a querer ferver, desligar. (se usarem extracto de baunilha, acrescentem aqui e não na mistura seca anterior) 
Verter sobre a mistura de amêndoa e envolver bem, até tudo ficar bem combinado. 
Deixar arrefecer uns 10 minutos.
Com os dedos molhados fazer pequenas bolas, pressionando a massa e coloca-las no tabuleiro reservado, deixando um espaço entre elas, uma vez que elas vão-se espalhar no forno. Eu tive de usar mais do que 2 tabuleiros.
Levar ao forno durante 10 minutos, retirar e rodar o tabuleiro (senão tiverem espalhado, usar uma colher para empurrar as bolachas de modo a que fiquem espalmadas), e levar novamente ao forno durante outros 8 a 9 minutos até ficarem douradas.
Deixar arrefecer numa rede, e quando frias passar papel de cozinha para retirar o excesso de gordura que fica por baixo das bolachas.
Enfeitar as bolachas com chocolate derretido.




Estas pequenas delícias crocantes e que são umas belas guloseimas, com um café fazem o final perfeito de uma refeição. Eu acabei por as fazer no fim de semana, enquanto estava na casa dos meus pais e assim foram bem divididas por muita gente. E ainda bem, pois só enquanto andava nas fotografias foram logo umas 3 ou...sei lá, não andei a contar! 

4 comentários:

  1. Que lindos Florentines(os) ou (as)!
    Estão tão bonitas :)
    Tenho a certeza de que se não tivesses com quem as dividir também desapareciam num instante! Os ingredientes são deliciosos e as bolachinhas chocantes são certamente uma perdição!
    Os pequenos é que perdem :P (São bem melhores que as bolachas Maria).
    Um beijinho

    ResponderEliminar
  2. Sim, é melhor nem contar :)
    Eu adoro florentinos, e esta receita que escolheste parece-me perfeita mesmo!
    Tomara eu ter aqui uma caixinha deles!!
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
  3. Olá Gori,

    Não sei a receita das Bolachas Maria mas também gostaria muito de saber pois são das que nunca faltam cá por casa ! :) E já não faço bolachas há um bom tempo também, tem-me assistido a bela da preguicite, enfim... melhor mesmo nem falar muito disso !
    Estão lindas as tuas bolachas, mescladinhas com coisas boas e com o toque final do chocolate... não há erro, são certamente uma delicia.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá Gori,

    também gosto muito muito de bolachas maria, aqui em casa todos gostamos, o meu pai até as mete na água quente que bebe de manhã, esquisito não é, eu é mais no chá, adoro :)
    Queria tanto ter participado mas não sei como confundi a data, oh até tinha umas cerejas que queria utilizar.
    Que boas, estaladiças e aquele chocolate que coisa mais boa, estão perfeitas tenho que tentar fazer, já sei que não há mas manda-me duas agora para o lanche :)
    Adoro esses pratinhos tão lindos,

    Beijinhos

    ResponderEliminar