7.10.14

Semana vegetariana - take 2

Está prestes a acabar a semana vegetariana, que acontece entre o dia 1 a 7 de Outubro. No ano passado, assinalei esta semana através da receita que podem ver aqui

Ter refeições vegetarianas ou vegan em casa já se tornou algo habitual. Não sou vegetariana, embora as minhas refeições tendem, cada vez mais, a serem constituídas por vegetais e leguminosas, e volta e meia acabo a dispensar a carne para os restantes membros da casa, pois não lhe sinto a falta. Mas depois há o peixe (o meu adorado salmão e atum, nham), e esta sushi lover ainda não consegue abdicar de todo. Quanto aos meus homens, bem por enquanto ter 2 ou 3 refeições diferentes, são o máximo que eles me concedem sem grandes alaridos! Mas a vida é um caminho em que aprendemos e mudamos, e como mãe estou confiante que eles estão a crescer com a noção de que somos o que comemos, e que no futuro serão pessoas saudáveis e conscientes do que lhes faz bem.

Uma das minhas grandes inspirações para as minhas refeições vegan familiares é a Patrícia do lindíssimo e saboroso blog Not Guilty Pleasure, e que está a festejar em grande esta semana, com uma casa nova, e muitas entrevistas e receitas a preceito, que aconselho a espreitarem.

Pelo que contribuindo para esta semana vegetariana e em jeito de agradecimento à Patrícia pelo fantástico trabalho que ela faz a educar-me através do seu blog, hoje trago como refeição principal uma receita dela já por diversas vezes repetida e aprovada por aqui! 




Massa com legumes e tofu sweet chilli
adaptada do Not Guilty Pleasure

1 colher de azeite ou óleo de sésamo
1 alho francês grande, cortado em meias luas
1 cenoura média, cortada em tiras finas e compridas
1 pimento médio, cortado em tiras finas e compridas
150gr de cogumelos frescos brancos ou marron, laminados
1 dente de alho 
1 pedaço de gengibre, de 2 cm aproximadamente 
1 colher de sopa de molho de soja
1 colher de sobremesa de vinagre de arroz
250g de tofu
massa esparguete integral, para 4 pessoas
2 colheres de sopa de coentros picados grosseiramente
sementes de sésamo q.b.

Marinada:
1 dente de alho
1 pedaço de gengibre, de 1 cm aproximadamente
1 colher de sopa bem cheia de molho sweet-chilli
1 colher de sopa de molho de soja

Cortar o tofu aos quadrados pequenos. 
Ralar o dente de alho e o gengibre. Eu uso um esmagador de alhos para ambos, e descarto a parte fibrosa do gengibre, que fica no esmagador.
Juntar o tofu e todos os ingredientes da marinada e deixar repousar no frigorífico pelo menos uns 30 minutos.
Cozer o esparguete integral numa panela grande cheia de água temperada com sal, durante o tempo aconselhado na embalagem.
Entretanto, preparar todos os legumes.
Num wook ou numa frigideira grande e larga, aquecer o azeite ou o óleo e saltear o alho francês, o pimento, a cenoura, o alho e o gengibre ralados, em lume médio/brando durante uns 5 minutos, até amolecerem.
Adicionar os cogumelos, e saltear mais uns 2 minutos.
Temperar com o molho de soja e o vinagre e deixar apurar mais uns 3 minutos.
Colocar numa saladeira grande e reservar.
Na mesma frigideira, juntar mais um pouco de óleo ou azeite, e saltear o tofu marinado até ficar tostado de todos os lados.
Envolver a massa com os legumes e o tofu. 
Salpicar com coentros picados e sementes de sésamo e servir.

Os meus filhos não apreciam muito a massa chinesa, por isso é que optei pela massa esparguete integral que resulta na perfeição neste prato.
E para adoçar o final de uma bela refeição, nada como uma boa sobremesa, daquelas docinhas e saborosas, mas bem saudáveis, sem qualquer adição de açúcar, e que nos deixa de bom humor e leves...de culpa.





Barras de abóbora saudáveis
adaptado daqui

Crosta:
1/2 chávena de amêndoas 
1/2 chávena de flocos de aveia (podem ser substituídos por mais amêndoas ou outro fruto seco)
1/2 chávena de alperces ou ameixas secas
1/4 colher de sopa de canela
1/4 colher de sopa de noz-moscada
1/8 colher de sopa de sal marinho
2 colheres de sopa de óleo de coco, derretido
1 colher de sopa de água

Recheio:
1 chávena bem cheia de puré de abóbora-manteiga assada*
5 tâmaras
3 colheres de sopa de óleo de coco, derretido
1 pitada de sal marinho
1 colher de sopa de especiarias para abóbora **
2 colheres de sopa de água

* para obter o puré veja aqui
**misturar: 1 colher de sopa bem cheia de canela moída, 1 colher de sopa mal cheia de gengibre em pó, 1/2 colher de sopa de noz-moscada, 1/2 colher de sopa de cravinho moído e 1 pitada de cardamomo em pó. Guardar estas especiarias num frasco e usar em bolos ou tartes, ficam muito bem com abóbora e maçã, por exemplo.

Bimby/Picadora:
Com a bimby ou com uma picadora picar as amêndoas e os flocos de aveia até ficarem em farinha.
Adicionar os alperces ou ameixas (sem caroço! façam o que eu digo, não façam o que eu faço e mais não digo) e picar bem até ficarem bem desfeitas.
Juntar os restantes ingredientes e picar até estarem todos bem combinados.
Colocar a mistura num tabuleiro ou prato quadrado, forrado a película aderente com uns bordos que permitam depois levantar as barras facilmente.
Pressionar bem a mistura com as costas de uma colher e colocar no frigorífico, enquanto se prepara o recheio.
Para o recheio, picar as tâmaras (sem caroço! nesta parte já me lembrei desse pequeno pormenor) até ficarem tipo uma pasta.
Adicionar os restantes ingredientes e picar até estarem bem combinados.
Colar o recheio sobre a cobertura, alisando o topo com uma espátula.
Tapar o tabuleiro ou prato com película aderente e levar ao congelador até o topo ficar firme ao toque.
Retirar e cortar aos quadrados ou rectângulos, e servir.
Guardar no congelador, o que não consumir, retirando sempre uns 5 minutos antes de servir.




Estas barrinhas são tão boas, mas tão boas! Já para não falar o quanto são simples e rápidas de fazer, nem 10 minutos e já estavam no congelador! Ai, ai já estou com saudades...são um vício, é o que elas são, tivesse aqui mais puré de abóbora...pelo menos este vício é bem melhor do que outros. :)


19 comentários:

  1. Olá Gori,

    pois eu sei o teu esforço para mudares aí os homens de casa, mas no fundo também os entendo há alimentos que lhes custa tanto substituir, mas continua a tentar que vais conseguir.
    Eu vivia bem sem a carne mas sem peixe já é muito mais complicado tanto que sou capaz de andar uma semana só com peixe, e gosto tanto de salmão.
    Está um pratinho com muito bom aspecto mas os olhos voam para as barras de abóbora, ai que boas devem ser e tão simples de fazer, fiquei mesmo com muita vontade de fazer e abóboras é o que não faltam por casa.
    Vou te mandar um email!!!!!!

    um beijinho Gori

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sandra,
      E nem imaginas como eles ficam com uma temporada a comer por exemplo na avo, é como se tivesse que começar tudo de novo! Mas eu até nem sou radical, tento sempre conjugar os pratos com ingredientes que eu sei que eles até apreciam, e aos pouquinhos eles hão-de chegar onde é suposto.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Olá Gori :)

    Ser vegetariana é algo que nunca me passou pela cabeça, nem passa. :)
    Gosto demasiadamente de carne, peixe, ovos, etc. para abdicar radicalmente dos mesmos. Não quero com isto dizer que como religiosamente a todas as refeições carne e peixe, mas tenho de os ter à mesa de vez em quando sim ! :)
    Seja como for, adoro um bom prato de massa com vegetais ou outro do género pelo que achei esta tua proposta deliciosa e muito apelativa !
    A sobremesa também me ficou debaixo de olho, achei fantástica a utilização que deste à abóbora, pois que cá por casa ela é mais monótona, digamos assim !

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Isabel,
      Eu sou um bom garfo e adoro provar alimentos novos, mas a questão de querer ter mais pratos vegetarianos é por ser realmente mais saudável, e eu noto que os meus valores de colesterol baixam quando elimino a carne, os laticínios e as farinhas processadas. Não há como contornar a questão que o nosso bem estar físico depende da alimentação e quando gostamos de cozinhar acabamos por nos apercebermos da importância do valor nutricional daquilo que fazemos para nós e para a nossa família :)
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Que delicias Gori, as 2!!! Adorei ;)
    Já o disse, admiro imenso quem consegue dar o passo de se tornar vegetariano. Não tanto pela questão da saúde, que naturalmente é muito importante, mas mais pela questão do respeito pelos aninais e pelo ambiente. É preciso uma força e capacidade de mudança que não é fácil, e então quando quem nos acompanha não entra no mesmo espírito, mais complicado se torna.
    Cada vez como menos carne, é um facto, mas dai a abdicar completamente sei que seria muito dificil.
    Bem, essa massinha está divinal mas essas barrinhas upa, upa... Suspeitei que fossem de abóbora e fiquei curiosa quanto à consistência! Depois de ler a receita agradou-me imenso ;)

    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Susana,
      Eu costumo dizer que quando os meus filhos partirem do ninho aí viro vegan de vez! É um desafio equilibrar os gostos e vontade deles com os meus, e sinceramente nem sempre estou com vontade de fazer um prato para mim e outro para eles. Além da pressão da própria família que quando se junta (ou seja todas as semanas) complica porque acham tudo um grande disparate. No fundo, educar é um processo longo e trabalhoso, mas é o que demais importante fazemos :)
      Faz as barrinhas, sim, são maravilhosas.
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Que duas receitas fantásticas! A primeira também costumo fazer várias vezes e fiquei muito curiosa em relação à segunda.
    Beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Gila,
      Pois a segunda foi amor à primeira dentada, principalmente porque no dia em que as fiz estava tanto calor que foram o melhor momento do dia :)
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Confesso que os entendo, mas tu também, afinal era sempre complicado deixar o salmão, o atum, o bacalhau :p
    Mas sabe bem comer pratos assim às vezes! E a tua massa ficou fantástica :) Eu não me importava nada de a almoçar hoje! eheh
    Quanto às barrinhas, estão simplesmente lindas! Adorei, a cor, os ingredientes! Estão fantásticas, óptimas para levar para o lanche!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Joana,
      O peixinho além de alguns queijos, seriam as únicas coisas que eu sentiria mesmo falta :)
      Ambas são um almoço perfeito, se estivesses por perto dizia anda já ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Oh! Não sabia que era semana vegetariana, mas eu também poucas vezes como carne! Aqui na alemanha é muito mais fácil e os homens não criticam refeições sem ela haha ;) Sim, que em Portugal se cozinhasse alguma coisa sem carne (mesmo se fosse peixe) os meus amigos ficavam a olhar e a perguntar onde estava a comida!!
    Gostei destas sugestões ;)
    Beijinhos e um bom fim-de-semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês! Provavelmente é algum defeito inerente à gênero masculino que os leva sempre a querer carne, e eu estou rodeada desse gênero :)
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Em casa é o mesmo,
    quando estou só com a minha avó, já sei que há espaço para vegetariano, ela adora!
    E nunca sente falta de carne, pois cresceu a comer quase nada dela, eram tempos difíceis.
    E eu por mim cada vez mais gosto de dias sem carne, se bem que acho que nunca me tornarei vegetariana, meu rico peixe!
    Adorei a receita da Patrícia, ela é uma querida e adorei as barrinhas de abóbora, god, que boas devem de ser.
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Inês! A tua avo tem uma mente muito aberta mesmo assim, os meus pais são terríveis neste aspecto, quanto muito recebo críticas de que não alimento os netos deles como deve ser :;) por isso é que são raras as vezes em que fiz refeições vegetarianas na casa deles, só o meu irmão alinha.
      Agora se for patês ou sobremesas os gulosos nem querem saber o que é que eu usei, exemplo disso foram as barrinhas que eles adoraram ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Adorei ambas as receitas , a massa tem um aspecto divino que apetece mesmo e as barras também me agradaram.
    Aqui em casa só eu gosto de refeiçôes vegetarianas,
    Bjs

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá São! Às vezes é mesmo aborrecido sermos as únicas a apreciar certas refeições, não é?
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Oh Gori, que querida, fico tão, mas tão contente que o meu blog seja fonte de inspiração para ti! :) Muito obrigada pelas tuas palavras e divulgação! <3

    Essa massa ficou mesmo com óptimo aspecto, ainda bem que gostam aí por casa :)

    E as barrinhas.....OH GOD!! Vou guardar a receita porque isso parece-me maravilhoso, vai já para a lista das "A fazer brevemente!!" :)

    GRANDE beijinho***

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Patricia!
      O que é, é e tu és uma cozinheira fantástica, e as tuas receitas vão ao encontro dos gostos masculinos cá de casa, que acabam por gostar muito das tuas sugestões, por isso quem agradece sou eu, que me facilitas a vida ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  10. Eu confesso, tornar-me vegetariana está fora de questão, mas as refeições sem carne são cada vez mais apreciadas cá por casa. Uma ou duas vezes por semana faz-se uma refeição sem carne ou peixe, e tento que haja peixe pelo menos 2 vezes por semana também.
    A pequena reclama imenso do peixe e legumes nem vê-los (a não ser na sopa e todos passados). O maridão alinha nas refeições só com legumes, mas penso que será por serem poucas, pk o moço também adora carne :).
    Se bem que, carne de vaca é raríssimo comprar, adoro frango e borrego (que é uma recém descoberta cá por casa)...
    De qualquer forma, adorei a tua refeição, está absolutamente apetitosa :) E as barrinhas?? Ai jasus... que coisa tãooo apetitosa!!!
    jokinhas kida

    http://ratatuidospobres.com/

    ResponderEliminar