15.6.14

Fora de jogo!

Eu estou rodeada por doidos por futebol! Não só jogam, como eles falam, lêem e vêem futebol, constantemente. Eles sofrem e vibram, segundo o caso, durante todo o campeonato, por isso anseio pelo seu término para ter algum descanso destas lidas futebolísticas. Mas, não é o caso de este ano, pois com o decorrer do mundial, já pude constatar que não é preciso ser Portugal a jogar, para deixarem de torcer e sofrer com grande afinco pelos seus favoritos. 

E como agora só se vê, ouve-se e fala-se sobre futebol, vem este termo fora de jogo, para descrever a minha desventura nesta última edição da Bundtmania (vão ver as delícias que foram publicadas hoje), uma vez que o prazo para publicar o post acabou ontem, mas segundo a minha mente brilhante esse dia seria hoje!

Talvez a minha estrela da sorte tenha ido de férias, porque não obstante eu ter descoberto que já estava fora de jogo, também consegui a proeza de apagar metade das fotos que estavam na máquina fotográfica ao transferi-las para o computador. Algumas fotos eram pessoais (apetece-me chorar ao pensar nisso!) outras de receitas que tinha experimentado, e todas as que tinha tirado ao bolo uma hora antes! Depois de alguns minutos de auto-comiseração, lá me levantei e fui buscar a muito-mal-amada-naquele-momento máquina fotográfica (culpo o computador do mesmo modo, e não quero ouvir que as máquinas só fazem aquilo que nós lhes pedimos) para fazer outra sessão.

Por que sou teimosa, de vez em quando (segundo outros, todo o tempo) e porque o bolo é muito bom, e não podia deixar de ser publicado aqui, em jogo ou não, eis o meu...




Bundt de Cereja e Vinho do Porto
adaptado do livro "As Festas da Julie" da Julie Deffense

Crumble
55g de farinha
50g de açúcar amarelo
1 colher de café de canela
1 colher de café de gengibre em pó
55g de manteiga com sal, à temperatura ambiente

Recheio
230ml de vinho do Porto
90g de cerejas sem o caroço e cortadas ao meio
25g de açúcar 
1/2 colher de sopa de farinha maisena
1 pau de canela
1/2 colher de sopa de extracto de baunilha
1 pitada de sal marinho

Bolo
180g de farinha
1/2 colher de chá de fermento
1/2 colher de chá de bicarbonato de sódio
55g de manteiga com sal, à temperatura ambiente
80g de açúcar amarelo
2 ovos
110g de iogurte grego açúcarado ou natural, sendo que nesse caso aumentar o açúcar para 100g

Para fazer o crumble, misturar todos os ingredientes num robot de cozinha ou com as pontas dos dedos, até obter grumos grandes e húmidos. Reservar.

Para fazer o recheio, colocar num tacho todos os ingredientes, e levar ao lume, mexendo sempre até dissolver o açúcar. Assim que começar a ferver, baixar o lume e deixar borbulhar até engrossar e reduzir, cerca de 1 hora. Retirar o pau de canela e transferir para uma taça de vidro, para arrefecer completamente.




Pré-aquecer o forno a 175ºC. 
Untar muito bem uma forma de bundt com manteiga ou óleo. Eu usei uma de silicone. Reservar.
Peneirar a farinha, o bicarbonato de sódio e o fermento. 
Numa taça bater muito bem alguns minutos a manteiga com o açúcar. 
Batendo sempre, adicionar os ovos, um a um.
Juntar a mistura da farinha em 3 adições, intercalando com o iogurte.
Envolver o recheio na massa suavemente.
Colocar metade da massa na forma reservada. 
Espalhar metade do crumble por cima.
Deitar o resto da massa e polvilhar com o restante crumble.

Levar ao forno até ficar dourado, e passar no teste do palito. 
Deixar arrefecer numa rede pelo menos uns 20 minutos, antes de desenformar.




Eu fiz metade da receita do livro, o que deu um bolo pequeno. Se quiserem um bolo normal, dupliquem as quantidades que indiquei. 
A combinação de sabores do vinho do porto com a cereja é maravilhosa, andei a lamber com afinco a colher que rapou o tacho no fim de fazer o recheio! E a massa do bolo fica tão deliciosa, quando envolvemos esse recheio. Sim, também lambi com afinco a colher da massa! 
A repetir, mas no formato grande!

19 comentários:

  1. Gori, ficou lindo e se tem vinho do porto,deve ser maravilhoso.
    Uma receita a experimentar sem duvida.
    Bjs
    aqui os meus rapazes gostam de futebol mas não fanaticos-tenho sorte :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tens sorte, Cristina! Acreditas que o meu pequeno acabou o primeiro jogo do mundial a chorar por a Croácia ter perdido!?!?! Quando Portugal perdeu, pensava que ia ser o triplo da fita, mas como estavamos rodeados de muita gente, lá se conteve...vamos ver o que mais me aguarda :)
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Ai esse interior, Gori ;)
    Super rico esse bolinho. Não sou grande adepta de bebidas alcoolicas mas o vinho do porto, juntamente com canela, é uma daquelas combinações que adoro.

    Bjinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Susana!
      Eu também não sou fã de bebidas alcoolicas, deixei essa fase pela faculdade :) O vinho do porto é uma das poucas bebidas que de longe a longe bebo por vezes a acompanhar salada de fruta. E esta foi a primeira vez que a usei num bolo, e adorei o resultado, por isso não será a última!
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Tem um ar delicioso!

    ______________________
    Ana Teles | Telita
    blog: Telita na Cozinha

    ResponderEliminar
  4. Gori,
    que lindo o bolinho!!
    E o interior, ficou perfeito e a pedir mais uma fatia.
    Às vezes há dias assim, acontecem coisas assim, mas aposto que depois de comeres uma fatia dessas, o teu dia melhorou logo :)
    Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Inês!
      Foi um bolinho bem repetido! Faço sempre a prova quando faço as fotos, mas como depois tive que repetir a sessão, fiquei mesmo a precisar de outras 2 fatias para levantar o ânimo :)
      Beijinhos

      Eliminar
  5. Gori querida,

    desculpa só passar agora, ando a mil, e nem um tempinho tenho para estender a toalha na nossa maravilhosa praia.
    Costumo dizer que as máquinas têm sempre razão e quando não têm é porque alguém foi la meter a mão e não devia:)
    Mas é sempre chato e apetece chorar mesmo e quando são fotos pessoais mais custa.
    Tenho esse bolinho marcado para a época das cerejas e nunca mais me lembrei, vou ter que o fazer o quanto antes.
    É mesmo maravilhoso e lindo, que interior tão bom, adorei e muito.
    Vinho do Porto nos bolos agrada-me sempre.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Sandra!
      Eu percebo, há dias que bem que poderiam ter o dobro do tempo, para termos um tempinho para nós :)
      Não te esqueças de experimentar o bolo, ele foi um bom antídoto para o meu mau humor devido ao que aconteceu às fotos ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  6. Olá Gori,

    Tenho a sorte de nem eu, nem as minhas pessoas serem fanáticas por futebol. Gostamos, vemos, mas sem grande euforia e tem sido assim desde sempre, não obstante gostarmos obviamente que a nossa selecção ganhe.
    Que chato oq ue aconteceu às fotos, fico danada quando me acontece por isso imagino bem a tua ansiedade ! :(
    Seja como for, vê-se perfeitamente que o bolo ficou com um formato belíssimo e com uma textura apelativa, aliás... com os ingredientes que tem não falha no sabor que será, sem dúvida, fantástico.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Isabel! Eu sou obrigada a ligar ao futebol, a contragosto, pois o meu filho mais novo insiste em falar comigo sobre o assunto :) E evito mesmo ver os jogos, principalmente os da selecção, pois acabo por ganhar a ansiedade e os nervos da companhia :)
      Nada como um bolinho para acalmar ansiedade e nervos, não é? E este é dos bons ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  7. Gori querida,
    que bom que é ter tudo reunido! Seja por que razão for!
    E eu acho que o futebol é uma boa razão! Apesar da coisa não ter corrido muito bem para Portugal para já!
    E que belo bolinho! Está com um aspecto delicioso :)
    Uma combinação de ingredientes fantástica e um bolo pequenino mas lindo!
    Um beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Joana!
      Por mim, todas as razões são boas para reuniões com pessoas que gostamos :) E precisamente porque gostamos das pessoas, acabamos por fazer coisas que nem apreciamos muito, como assistir a jogos de futebol, e olha que já tive uma boa quota parte este ano de visionamento dos mesmos, inclusive a vivo e a cores :)
      Vamos ver se para Portugal as coisas melhoram, que a minha prioridade é que os meus meninos andem felizes, sempre! ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  8. Hahaha! Talvez Portugal venha para casa como a Espanha e já não se fala mais nisso (espero que não, mas...) ;) Eu gosto de futebol, mas acho que este ano nem vale a pena ligar muito!

    Adorei o bolo, valeu a pena a persistência ;) E aposto que serviu bem de consolo, está com um aspecto delicioso!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Inês!
      Essa parte da Espanha até agradou às gentes daqui, e embora o receio que aconteça o mesmo a Portugal ande no ar, o entusiasmo e a esperança vai reinar até ao último momento :))
      Sim, o bolinho foi mesmo um consolo para um dia menos bom! Mas quer seja para consolar ou festejar, este bolo é sempre bem vindo :)
      Beijinhos

      Eliminar
  9. Boa noite!
    A conjugação das cerejas com o vinho do Porto deve ser perfeita! Uma participação bem gulosa!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Combinam mesmo bem, foi uma surpresa! Obrigada pela visita e beijinhos.

      Eliminar
  10. Querida Gori,
    Não tinha ainda tido tempo de comentar, mas já tinha lido o teu post e visto o teu bundt, pois achei o título super engraçado e olha, foi mesmo uma pena ter ficado fora de jogo este teu bundt maravilhoso e de sabores tão deliciosos. O exterior está lindo, mas esse interior magnífico, deixa adivinhar umas belas bocadas de prazer puro!!
    Espero que o bundt salgado venha a tempo para o piquenique e que não fique fora de jogo, pois seria um pecado!!
    Beijinhos linda,
    Lia.

    ResponderEliminar