8.2.14

Muitas claras no congelador?

Durante anos as minhas tias ganharam o hábito de deitar fora todas as claras que sobravam dos doces natalícios. Tendo em conta as quantidades quase industriais de leite-creme confeccionado na minha família durante essa quadra, podem ver que a quantidade de claras que ia parar ao lixo era bem substancial! Quando comecei a interessar-me mais pela arte de cozinhar, esse desperdício foi um dos hábitos que eu pedi para corrigir. Portanto, desde há um par de anos para cá, elas congelam as claras num saco, que mais cedo ou mais tarde, acaba por vir parar às minhas mãos para lhes dar um destino mais agradável.

O engraçado é que eu nunca sei qual a quantidade de claras que está em cada saco que me é oferecido, pelo que só depois de estarem completamente descongeladas, é que eu posso pesá-las e descobrir o número das mesmas. Eis-me então, a precisar de 8 claras para um bolo, e a descobrir que afinal tinha nada mais, nada menos do que umas 19. Um problema? Certamente que não, mas sim a oportunidade perfeita para fazer uma sobremesa muito apreciada por vários elementos da família, um molotof de caramelo. 

Uma delícia com uma consistência tão leve, que se desfaz na boca. Difícil mesmo, é a resolução de se ficar só por um pedacinho, mal nos damos conta e já devoramos uma fatia e ainda assim, soube-nos a pouco!




Molotof de caramelo

11 claras
11 colheres de sopa rasas de açúcar
400g de caramelo líquido

Ligar o forno a 180ºC.
Bater as claras em castelo.
Adicionar colher a colher de açúcar, batendo bem entre cada adição, até ficar bem firme.
Adicionar 1/3 do caramelo em fio, batendo sempre.
Untar muito bem, com o resto do caramelo, uma forma grande e lisa com buraco, tipo pão-de-ló.
Colocar a mistura das claras na forma, usando uma colher e acamando bem com as costas da mesma, de modo a que a mistura fique o mais uniforme possível.  
Levar ao forno pré-aquecido durante 11 minutos, desligar e deixar repousar no forno fechado durante pelo menos 30 minutos. O molotof irá crescer imenso, durante o tempo de repouso no forno desligado. 
Desenformar com cuidado, ainda morno.

Se usar menos claras, ajuste o número de colheres de açúcar e o tempo no forno, ao número de claras que pretender usar, por exemplo, se usar 8 claras, utilize 8 colheres de sopa e deixe cozer durante 8 minutos, mantendo depois o tempo de repouso que não deve ser diminuído. 
Nunca abrir a porta do forno, durante o tempo de cozedura e repouso, ou o molotof corre o risco de abater.




9 comentários:

  1. Gori :)

    Adoro !
    Os Molotofs são todos benvindos à minha mesa, sejam de chocolate,simples ou então assim com esse caramelo maravilhoso que brilha pecaminoso e tentador ! :)
    Ficou lindíssimo, a textura está incrivel e que bom que arranjaste uma forma de aproveitar as claras que, outrora, seriam desperdiçadas...
    Tenho algumas congeladas também, quero ver se faço um bolo com elas ! :)

    Beijinho grande **

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá, Isabel. Tenho que experimentar a versão chocolate como a tua um dia destes :), como sei que deste todos gostam, fico sempre em dúvida em fazer outro tipo.
      Beijinhos

      Eliminar
  2. Há que ser poupadinho e aproveitar tudo!
    Só depois de ter o blog é que comecei a aprender muitas coisas e uma delas foi a congelar as claras.
    Depois fazem-se merengues e bolos de claras mesmo bons!
    Lindo o molotof. Um beijinho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Existem tantas receitas maravilhosas com claras, mas só quando comecei a cozinhar com mais frequência, é que me apercebi. E tens razão, os bolos de claras são muito bons, por acaso o bolo do aniversário do pequeno era desse gênero e ficou maravilhoso, mesmo feito um dia com antecedência.
      Beijinhos

      Eliminar
  3. Passa-se algo:)
    Porque é que eu não consigo receber a notificação de cada novo post? Tenho que ver esta situação.
    Também congelo claras e também nunca sei quantas tenho a minha mãe troca-me sempre tudo fora o lugar, mas mesmo assim não deito nada fora mesmo e claro que molotof é dos docinhos que mais faço para além e umas bolachas com nozes:)
    Perfeito este e com essa cor ainda se torna mais vistoso, uma sugestão muito simples mas tão boa, perfeito.
    Ah, costumo fazer bolo anjo com as claras e tenho a dizer que se tornou nos bolos mais pedidos aaqui em casa.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se será o meu blog que estará com algum problema. :(
      O bolo anjo anda na minha lista há anos, um dia será ;)
      Beijinhos

      Eliminar
  4. Se calhar quem inventou os bolos só com claras foi uma pessoa que tinha tias que deitavam fora as claras :) Estou a bricar,Gori.A verdade é que as claras dão uma textura diferente aos bolos e aos cremes.Tem um ar bem guloso esse molotof e é um doce que gosto bastante,aliás gosto de tudo que leva caramelo.
    bjns

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Como eu, então, souber fã de caramelo, acho que já te disse quando comentei aquele teu último bolo de caramelo, tentação.
      Beijinhos

      Eliminar