Como tinha mencionado no último post, o meu forno estava a cozer um belo pãozinho.
Esta cozinheira vai começar uma dieta de desintoxicação e com muito exercício, por 1 mês, para se preparar para as férias. Isto porque, acontece que eu por vezes, sou uma pessoa de excessos, e isso revela-se particularmente quando estou em férias e não cozinho. Uns excessos em termos de alimentação = a excessos de quilinhos, que eu sou uma maravilha em oscilações de peso!
E a que vêm isto a propósito do meu post de pão?!! É que quando faço uma dieta do género da que vou fazer, não há nadinha de pão durante um mês, e eu que apesar de adorar completamente bolos e docinhos, durante esse período de privação o que me faz realmente suspirar de saudades é a falta do pãozinho!
Por isso eis um pão, que por sinal é uma pequena maravilha. Assim que o vi neste blog lindo e que eu adoro, acabei por prepará-lo na mesma semana em que ela o partilhou, por isso não é a primeira vez que o faço e não será a última, pois é um pão que me "apanhou".
Ingredientes para Pão Integral de Espelta com Arandos:
1 e 1/3 chávena de água (300g)
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de mel (30g)
1 colher de chá de sal
1 chávena de farinha de tripo T65 (150g)
1 chávena de farinha de trigo integral (160g)
1 chávena de farinha de espelta (100g)
2 colheres de chá de fermento biológico seco (usei 25g de fermento de padeiro)
1/2 chávena de arandos secos
1/3 chávena de sementes de girassol
Os valores em parêntesis são as quantidades que pesei na bimby tendo em conta que usei uma chávena de capacidade de 250ml. A farinha de espelta foi de apenas 100g, pois era a quantidade que tinha no momento. Não encheu bem a chávena que estava a usar como medida, mas como pouco faltava, não compensei em nenhuma outra farinha e não alterou o resultado do pão.
Preparação na bimby:
Coloque a água, o azeite e o mel no copo: 2 min+temp 37º+vel1.
Junte o fermento e deixe actuar por 5 minutos.
Acrescente as farinhas e o sal em último: 2 min+velocidade espiga. A meio do programe vá adicionando pelo bocal as sementes e os arandos.
Retire para uma tigela grande untada com azeite, cubra com película aderente e um pano de cozinha e deixe num lugar abrigado, como por exemplo dentro do micro-ondas, até a massa dobrar de volume (eu esqueci-me dela durante 1 hora). Em alternativa, se não vai precisar da bimby, pode deixa-la levedar dentro da mesma, até levantar o copinho.
Preparação na máquina do pão:
Coloque os ingredientes pela ordem indicada pelo fabricante, na minha é primeiro os líquidos, e nesse caso convém que a água esteja morna, e depois os secos. Correr o programa que amassa e leveda (1h20m, na minha máquina). Pode colocar os arandos e as sementes de girassol logo no início, ou quando a máquina apitar a primeira vez (a minha têm essa opção).
Massa levedada e a forma usada |
Quando a massa já tiver dobrado de volume, coloca-se a mesma numa forma tipo bolo inglês ligeiramente untada (utilizei uma espátula de silicone para ajudar a transferir a massa delicadamente para a forma). Pincelar com água e colocar mais uns arandos e sementes por cima. Levar ao forno pré-aquecido a 180ºC até cozer e ficar dourado por cima.
Retirar do forno, e após 5 minutos retira-se o pão da forma para uma rede para arrefecer. Não deixar o pão arrefecer na forma, pois faz com que o pão ganhe humidade no fundo (experiência própria que esqueci-me dele na forma devido ao almoço da família).
Um pão maravilhoso e um livro novo para ler, e eis o meu lanche de sonho. Eu sozinha, comi logo metade!! Eu avisei, que por vezes sou de excessos!
Olá Gori!
ResponderEliminarQue simpatia, muito obrigado pelas palavras! Fiquei de sorriso enorme ao ler-te e saber que gostas do pãozinho.
Ficou tão lindo o teu! E é tão bom :))
Se ficasse sem pão, não sei se aguentava! Adoro. E este quentinho é uma pequena maravilha.
Obrigado pelo carinho. Um beijinho.
Olá Ginja! A ver se aguento bem este mês ;)logo que acabar o meu sofrimento, o pão a experimentar na lista é o pão da Mafalda Dias que publicaste à pouco tempo. Depois darei notícias. Bjs
EliminarO meu cérebro já está em curto circuito...agora confundi o nome da Mafalda Pinto Leite com o nome do blog dela Dias com Mafalda!
Eliminar