Já aqui tinha dito que adoro pão, mas posso dizer que a broa de milho é a minha maior perdição, e se como um pedacinho...digamos que não vou ficar pelo primeiro, nem pelo segundo! Portanto, não é de admirar que todos os pratos que envolvam broa acabem na minha lista de favoritos.
Existem imensos pratos de peixe com broa, mas para mim este é um dos mais rápidos e fáceis.
Peixe com crosta de broa
Serve 4 pessoas
4 medalhões ou filetes de peixe branco (se forem filetes, o peixe fica menos seco e coze mais rápido)
4 cogumelos brancos grandes
1 cebola
3 dentes de alho
2 fatias finas de bacon
1/2 pimento vermelho
2 colher de sopa de azeite
sal, pimenta e mistura de tomate e óregãos secos da Espiga
1/4 broa de milho pequena
alecrim fresco
sumo de limão
2 colheres de sopa de whisky ou vinho branco
Temperar o peixe com sal e pimenta moída na hora e sumo de limão.
Bimby:
Com o copo seco, colocar a broa aos pedaços, o alecrim e 1 dente de alho. Triture alguns segundos no turbo. Retirar e misturar 1 colher de azeite. Reservar.
Colocar no copo a cebola, os alhos, o pimento e o azeite: 5 seg+vel 5. Baixar os resíduos com a espátula: 5 min+100º+vel 1.
Acrescentar o bacon cortados aos bocadinhos 3min+100º+vel 1.
Juntar os cogumelos laminados e temperar com um pouco de sal, pimenta e a mistura de óregãos e tomate seco: 5 min+100º+colher inversa. A meio do tempo juntar pelo bocal o whisky.
Tradicional:
Colocar a broa aos pedaços, o alecrim e 1 dente de alho numa picadora, e triturar até estar em migalhas. Misturar 1 colher de azeite e reservar.
Refogar num tacho a cebola, os alhos picados e o pimento cortado aos pedaços pequenos. Assim que a cebola ficar translúcida, juntar o bacon cortado aos bocadinhos e deixar alguns minutos. Juntar os cogumelos laminados e temperar com um pouco de sal, pimenta e a mistura de óregãos e tomate seco. Saltear até os cogumelos mudarem de cor. Refrescar com o whisky.
Colocar a mistura no fundo de um tabuleiro para o forno e por cima o peixe. Cobrir o peixe com a mistura da broa.
Se o peixe estiver cortado em medalhões grossos, cobrir o tabuleiro com papel de alumínio durante 10 minutos e depois retirar o papel e deixar até dourar. Se o peixe estiver cortado em filetes levar ao forno até dourar por cima.
Acompanhar por exemplo, com umas batatas assadas no forno temperadas com alecrim fresco e uma salada de tomates.
Sem comentários:
Enviar um comentário