Retornamos a Braga a tempo inteiro, muitas arrumações e desarrumações pelo meio a ocupar o passado fim de semana, e a melancolia a espreitar por abandonar a beira-mar por longos meses. Fechamos a casa e a saudade segue-nos em viagem, e com o passar dos dias só aumenta, principalmente nas noites quentes e abafadas da cidade, em que o descanso não vem do mesmo modo, porque nos falta o som e a frescura do mar...que bem habituados estávamos!
A despedida em família do Verão foi acompanhada por um bolo aromatizado com a única erva aromática que os meus pais tinham presente no seu quintal. E assim com um raminho de hortelã-menta nas mãos, lá fui para a cozinha deles, conjugá-la com o que havia na despensa e responder ao desafio da Bundtmania deste mês, cuja anfitriã é mamã Mena.
Bundt de laranja e hortelã-menta
125g de manteiga magra à temperatura ambiente
80g de açúcar amarelo
100g de açúcar branco
1 laranja
1 raminho de hortelã-menta
4 ovos
1 iogurte grego açúcarado
250g de farinha com fermento
100g de amêndoa moída
1 colher de café de bicarbonato de sódio
1 colher de café de fermento
Pré-aquecer o forno a 180ºC.
Untar muito bem uma forma de bundt com azeite. Reservar.
Ralar a casca da laranja e juntá-la ao açúcar branco, envolvendo-a com os dedos até libertar os seus aromas. Reservar.
Triturar muito bem a laranja, sem a casca e as pevides, com as folhas de hortelã. Reservar.
Misturar a farinha com a amêndoa, o bicarbonato e o fermento. Reservar.
Bater a manteiga com os açúcares, durante uns minutos até ficar uma mistura clara e fofa.
Adicionar os ovos, um a um, batendo muito bem entre cada adição.
Com a batedeira sempre em funcionamento, juntar a mistura da laranja e hortelã em fio.
Adicionar a mistura da farinha e amêndoa em três adições, alternando com o iogurte, começando e terminando com a farinha.
Verter a mistura para a forma reservada e levar ao forno pré-aquecido, durante uns 30 minutos, ou até que ao espetar um palito, este saia seco.
Deixar arrefecer numa rede, durante pelo menos uns 20 minutos, antes de desenformar.
Este bolo têm um sabor fresco e muito distinto. Nunca tinha utilizado ervas aromáticas em bolos, mas realmente o seu uso, dá outra dimensão a um simples bolo de laranja, o que me deixou curiosa com outras possibilidades aromáticas.
As fotos não ficaram com a qualidade que gostava, mas com as arrumações, a máquina fotográfica já tinha seguido para Braga uns dias antes, pelo que tive que me contentar com o telemóvel. Se com a máquina, as minhas habilidades fotográficas já deixam a desejar, com o telemóvel, nem se fala! Só posso dizer, que este bolo sabe bem melhor do que estas imagens o demonstram, e que vale a pena experimentarem. Espero que gostem!
Olá Gori,
ResponderEliminarGostei muito da tua sugestão pois adoro essa aromática (não sei se existe diferença entre hortelã e hortelã-menta, mas sei que ambas me agradam:)).
A conjugação com a laranja deve ficar muito bem o o toque da amêndoa remata na perfeição!
Bjinhos e Bom Regressso!
Olá Susana! Eu também não sei muito bem as diferenças, mas acho que quando ofereci aos meus pais o vaso, vinha indicado hortelã-menta. Confesso que não é das ervas que mais uso e gosto, mas neste caso adorei :)
EliminarBeijinhos e obrigada
Excelente! Eu gosto imenso de ervas aromáticas em bolos, faço um de limão e salva que é muito bom também! E hortelã com doces casa sempre bem. :-)
ResponderEliminarSalva e limão também deve ser muito bom, hei-de experimentar, até agora só usei salva em pratos salgados.
EliminarBeijinhos
É mesmo, já imaginaste as combinações que podem ser feitas?
ResponderEliminarEu adorei esta tua laranja-menta-amendoa, soa bem, soa a outono e a bolo bom!
Ficou lindo, beijinho.
Olá Inês! Esta bundtmania foi fantástica nisso, houve combinações que me deixaram muito curiosa e que nunca teria imaginado :)
EliminarBeijinhos
E conjugaste esse raminho na perfeição!
ResponderEliminarFicou uma maravilha, um bolinho de iogurte, com a amêndoa, a laranja e esse raminho que lhe dá um cheirinho e um sabor tão bom :)
Gostei muito!
Um beijinho
Obrigada Joana!
EliminarBeijinhos