26.7.14

Desafio Receita Saudável

O desafio da receita saudável da Maria pôs o meu cérebro a recordar como começou o meu interesse por uma alimentação mais saudável, e sem dúvida que o grande culpado foi o meu irmão do meio (somos 3, e eu sou a pequena da família). 
De facto, o meu irmão e a sua curiosidade por modos de estar alternativos deu-me a conhecer à uns 7 anos atrás imensos assuntos que me eram completamente estranhos, tais como o vegetarianismo, o crudivorismo, a germinação de sementes, a compostagem, a permacultura e a agricultura biológica. Não é coincidência que 80% do que consumimos em casa seja bio, começou com o interesse dele nesse assunto e comigo, a posteriori, a fazer um curso de agricultura biológica na Quercus, o que completou a mudança.
Primeiro há que referir que o meu irmão vive com os meus pais, e como ele sabia que da minha mãe não ia conseguir qualquer cooperação para experimentar algo novo e diferente, virou-se para a cozinheira mais receptiva à questão e que nas visitas a casa, poderia proporcionar-lhe o que ele pretendia, eu!
Primeiro aliciou a minha curiosidade com imensos artigos sobre benefícios e receitas de imensos alimentos, muitos dos quais nunca tinha ouvido falar na vida, e bem me lembro de muitas horas que naveguei pelo centro vegetariano. Apesar de eu achar tudo muito interessante, a verdade é que na prática eu não mexi um dedo no sentido de realmente cozinhar algo diferente, pelo que ele optou pelo ataque, fez uma compra de uma série de alimentos pela internet e de repente, lá deparei-me com um armário cheio de sementes, leguminosas e cereais, para além de embalagens de soja e tofu!! 
Enquanto ele se dedicava à germinação de alfafa e feijão mungo, eu aventurei-me pela bolonhesa de soja, que resultou bem e pôs-me bem animada com aquilo tudo. Porém a seguir, fiz uma receita de tofu e quinoa, que foi um desastre!! Posso dizer que o meu irmão até comeu bem mais do que eu esperava, enquanto ia dizendo, para me animar, que não estava muito mal. Mas aquilo marcou-me de tal maneira, que durante muito tempo não me aventurei novamente com a quinoa e o tofu. 



Na altura essas refeições que eu fazia, eram só para nós os dois, pois o resto da família não estava receptiva a experimentar essas comidas "estranhas" como eles diziam. Apesar de na casa dos meus pais não ter havido grandes alterações nos hábitos alimentares, foi assim que começou a mudança aqui em casa, e hoje em dia a diferença no que se come é realmente enorme, e há-de continuar, pois a curiosidade e o interesse por comida saudável e saborosa, e por novos alimentos veio para ficar.
E é devido a esta história toda que hoje trago a quinoa como protagonista, pois hoje em dia nós já nos entendemos bem, e tornou-se no meu cereal preferido para usar em saladas mornas ou frias. Apesar de também fazer muito sucesso por aqui em hambúrgueres, almôndegas e gratinados. Só ainda não a experimentei em doces, uma falha inexplicável, para uma gulosa como eu! 




Salada de quinoa, shiitake, espinafres e ovos escalfados
Serve 4 pessoas

1 chávena de quinoa bem lavada e escorrida
2 chávenas de água
1/2 cebola, cortada às meias luas
3 dentes de alho, picados grosseiramente
1 cenoura pequena, cortada em juliana 
200g de cogumelos shiitake, sem o caule e cortados às tiras
2 chávenas de espinafres ou acelgas 
1 ovo, por pessoa
2 colheres de sopa de pinhões, tostados
1 colher de sopa de salsa picada
1 colher de sobremesa de arandos ou sultanas douradas, pode hidratá-las 1 minuto em água morna
azeite q.b.
sal, pimenta q.b. 
vinagre ou sumo de limão q.b.

Colocar a quinoa e a água numa panela e levar a cozinhar em lume forte.
Assim que começar a ferver, temperar com uma pitada de sal, tapar a panela e reduzir para lume brando.
Deixar cozer durante 20 minutos. Podem ver um video perfeito como cozinhar quinoa aqui.
Soltar os grãos com um garfo e reservar. Podem cozinhar a quinoa no dia anterior e usá-la fria.
Num tacho, saltear numa colher de azeite, os alhos, a cebola e a cenoura.
Adicionar os cogumelos, e deixar saltear, durante 2 a 3 minutos.
Temperar com uma pitada de sal e juntar os espinafres, reduzir para lume brando e envolver bem, até os espinafres murcharem ligeiramente. Reservar
Para os ovos, colocar uma panela com água a ferver.
Assim que começar a ferver, partir um ovo para uma taça e deslizá-lo para dentro da panela, deixar cozinhar cerca de 3 minutos e retirá-lo cuidadosamente com uma espátula. Repetir com os restantes. Reservar
Fazer um vinagrete com azeite e vinagre ou sumo de limão a gosto, temperar com pimenta e se gostarem de picante, uma pitada de pimenta caíena, acrescentar a salsa picada. Reservar.
Para montar o prato, colocar a quinoa, temperar a gosto com o vinagrete e os arandos.
Colocar os legumes e no topo o ovo. 
Polvilhar com pinhões e se necessário com um pouco mais de vinagrete.




Nisto tudo também houve uma nova experiência, tantos anos a cozinhar e tantos alimentos novos, e nunca até agora tinha feito um ovo escalfado! Por vezes, temos que voltar ao básico, não é?